Noticias

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Dilma diz a CNN que vai tirar as Policias do Comando dos Governadores! Disse a Presidente "Acredito que vamos ter de revisitar essa disposição e rever o artigo da Constituição", afirmou. "Tem de haver uma interação entre o Executivo federal e as polícias"

Dilma: força policial é um dos principais desafios do País

Foto: Twitter Christiane Amanpour / Reprodução
Dilma foi entrevistada pela apresentadora Christiane Amanpour, da rede CNN
A presidente Dilma Rousseff afirmou, em entrevista à rede americana CNN exibida nesta quinta-feira, que a ação das forças policiais no Brasil é um dos grandes desafios do País. "O combate à atividade criminosa não pode ser feito utilizando os mesmos métodos usados pelos próprios criminosos, que muitas vezes é o que acontece", disse ela à apresentadora Christiane Amanpour.
De acordo com a Anistia Internacional, a polícia é responsável por cerca de duas mil mortes por ano no Brasil. Dilma lembrou que os serviços policiais no País são comandados pelos governos estaduais, conforme prevê a Constituição. "Acredito que vamos ter de revisitar essa disposição e rever o artigo da Constituição", afirmou. "Tem de haver uma interação entre o Executivo federal e as polícias."
A presidente, no entanto, elogiou o combate à corrupção promovido pela Polícia Federal. "Minha trajetória mostra que eu defendo a tolerância zero contra a corrupção”, disse. Respondendo a pergunta sobre a gravidade do tema para o Brasil, Dilma elencou iniciativas como o Portal da Transparência, a Controladoria-Geral da União e a concessão de autonomia à Polícia Federal para investigar crimes de corrupção. “Os dois lados, tanto quem corrompe como quem é corrompido, hoje, pagam diante da Justiça, o que eu acho uma grande melhoria porque um não existe sem o outro”, completou.
Na entrevista, Dilma também lembrou o período da ditadura militar no Brasil, quando foi torturada por três anos. "Um ato de tortura e dor cometido em cima de alguém é imperdoável. É um ato bárbaro. Qualquer pessoa que comete tortura perdeu todos os valores humanos, e perde todos os ganhos que nós, como seres humanos, estabelecemos desde que saímos das cavernas."
Segundo a presidente, a tortura sofrida na ditadura a fez viver com mais intensidade. "Você não pode se permitir ser contaminado pelo que os torturadores pensam de você”, disse ela, lembrando que a pior tortura era o "pau de arara", quando as pessoas eram “penduradas pelos braços e pernas em um pedaço de madeira", e também os choques elétricos.
“Não que seja fácil suportar a tortura, não é, e você só suporta a tortura se você se enganar, deliberadamente, dizendo: mais um pouco eu suporto, mais outro pouco eu suporto”, disse.
Dilma parabeniza Merkel
A presidente Dilma Rousseff também parabenizou a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, pela goleada de 7 a 1 da seleção alemã em cima do Brasil. “Isso não é uma guerra, é apenas um jogo. Então, sim, eu vou cumprimentar Angela Merkel, e eu vou dizer a chanceler alemã, que, sim, sua equipe jogou muito bem. Eles estão de parabéns."
Dilma também reconheceu que nem em seus "piores pesadelos" poderia ter imaginado uma derrota como a de terça-feira. "Como torcedora, é claro que sinto profundamente, porque compartilho o mesmo pesar que todos os torcedores", comentou. "Mas eu também sei que nós somos um país que tem uma característica muito particular: nós nos levantamos à altura do desafio diante da adversidade, somos capazes de superar", frisou.
Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário