Noticias

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Desvio de Função amigo! Aqui é feito casa de mãe Joana "todo mundo manda!".

Força Nacional faz segurança irregular de jogo de futebol na Bahia


Tropa de elite do governo federal e destacada para atuar sempre que a ordem pública é posta em xeque, a Força Nacional de Segurança Pública foi usada no início do mês em Buerarema, localizada a 450 km de Salvador (BA), para policiar a final de um pequeno torneio de futebol do município.
A pelada, organizada por alguns moradores com o apoio da prefeitura, transcorreu sem conflitos e sagrou vencedor o time Apolo 11 que, após empatar com a Força Jovem no tempo regulamentar, derrotou o adversário nos pênaltis.
Sob os olhos atentos dos homens da Força Nacional, os campeões receberam um troféu e R$ 2.000 para dividir entre os jogadores.
Enviada a Buerarema em agosto passado numa missão para pacificar a região, que vive um conflito entre fazendeiros e índios, a tropa foi convocada para policiar a pelada pelo chefe da Divisão de Desporto da prefeitura, Fredson Silva de Carvalho.
Em ofício enviado ao comando da Força em Buerarema, comunicou o local e horário da partida. Acabou atendido com o destacamento de oito homens para fazer a segurança no local. A Folha não conseguiu falar com Carvalho.

Folhapress
Policiais da Força Nacional fazem segurança em jogo de torneio em Buerarema, na Bahia
Policiais da Força Nacional fazem segurança em jogo de torneio em Buerarema, na Bahia
Em nota, o Ministério da Justiça disse que a Força Nacional não deveria ter sido usada para policiar o evento esportivo. Por isso, um procedimento foi aberto para apurar o que aconteceu.
Questionada sobre o efetivo de homens que está atuando no município, a assessoria da pasta informou que, por uma questão estratégica e de segurança, o número não pode ser divulgado.
Na cidade de 18 mil habitantes, a Força Nacional deveria atuar na pacificação de conflitos envolvendo a disputa de terras entre tupinambás e produtores rurais. Reivindicando a demarcação de terras, os indígenas têm invadido fazendas.
A situação gerou uma onda de violência. Assassinatos, tanto de índios quanto de fazendeiros, vêm sendo registrados nos arredores do município.
Em dezembro, moradores da cidade fizeram um protesto e chegaram a bloquear a BR-101. Eles pediam medidas mais efetivas das autoridades para promover a pacificação do local, entre elas a criação de bases policiais para tentar conter os conflitos.
Longe de Buerarema, integrantes da Força Nacional foram enviados recentemente para missões no Maranhão e no Amazonas.
No Estado governado por Roseana Sarney (PMDB), a Força está atuando no complexo prisional de Pedrinhas para tentar conter os confrontos entre presos de facções rivais. No local, detentos foram decapitados e os condenados chegaram a gravar um vídeo com as cenas de selvageria.
No Amazonas, a Força atua no município de Humaitá (590 km de Manaus), região onde está localizada a reserva indígena Tenharim. No final de dezembro três moradores desapareceram e o local se transformou em mais um palco de conflito entre índios e não-índios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário