Alguns policiais militares de Sergipe estão se queixando do uso de coletes de proteção vencidos. Desde o início desta semana uma parte do efetivo tem trabalhado com o equipamento em situação de risco. Parte da corporação reclama também do número reduzido do equipamento.
O presidente da Associação dos Militares de Sergipe (Amese), sargento Jorge Vieira, informou que já está ciente dos fatos e encaminhou um ofício para a Polícia Militar.
Ainda de acordo com o presidente a lei trabalhista não é cumprida, que determina que o colete balístico é um equipamento de uso individual. “Muitos policiais tem suas capas. O correto seria que cada policial tivesse seu colete”.
Em um dos coletes é possível observar o prazo de validade vencido. No equipamento a data de vencimento é dia 16 de dezembro de 2013.
Assessoria da PM confirma que existe um lote de coletes balísticos cuja validade vence agora em dezembro, mas por questão de segurança não informa a quantidade, disse apenas que novos estão sendo providenciados.
“A polícia já licitou uma quantitativo suficiente de coletes, inclusive para superar o número de coletes que estão vencidos”, explica o Capitão Charles Victor.
“Hoje, nós não temos coletes para entregar individualmente a cada integrante da instituição para que ele fique com esse colete, porém nós temos um número suficiente para dotar todos os policiais em operação, ou seja, todos os policiais que estão de serviço entram com o material da coorporação ”.
O assessor de comunicação da PM, informou que no mês de março deste ano, 400 novos coletes foram entregues aos policiais militares.