Noticias

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Como se pode ver a SDS PE não manda PM nenhum prender ninguém que esteja mascarado por escrito, não é mesmo? Então cumpra-se a Recomendação/Determinação do Ministério Público de Pernambuco que estar por escrito, que é o fiscal das Leis e fiscalizador externo das Atividades das Policias Brasileiras. A não ser que você receba ordem por escrito de alguém, porque anteriormente a SDS disse que não mandou prender nenhum mascarado, lembra?

Em nota, SDS explica atuação em protesto no Centro do Recife

07/09/2013 - 22:06
Do NE10
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco explicou, em nota oficial, sua atuação durante o protesto da tarde deste sábado (7) que resultou na detenção de 12 pessoas, no bairro do Derby, área central do Recife. Diz a nota que um manifestante recusou-se a retirar a máscara que usava e foi preso. Também é citada a prisão em flagarante de Rodrigo Dantas, que teria desobedecido ordens policiais para que vagões do metrô não fossem depredados.

Confira a íntegra da nota:

A Secretaria de Defesa Social – SDS cumprindo sua atribuição Constitucional, através de seus Órgãos Operativos, de manter a ordem pública, a paz e a incolumidade das pessoas, deflagrou a Operação 7 de Setembro. Assim, além de participar do Desfile Cívico Militar, a SDS envidou esforços para manter a segurança das pessoas que foram assistir ao desfile, cuidou para que as pessoas não andassem nuas em passeio ciclístico e acompanhou a manifestação denominada Grito dos Excluídos.

Durante a manhã e início da tarde os trabalhos transcorreram dentro da normalidade sem ocorrências no desfile cívico e demais manifestações, registrando-se apenas a prisão em flagrante de Rodrigo Dantas por desobediência e resistência. O mesmo desobedeceu aos policiais militares quando estes impediam que mais uma vez vagões do metrô fossem depredados por grupos de manifestantes que usavam máscaras. Rodrigo foi autuado na Delegacia de Boa Viagem e foi liberado mediante o pagamento de fiança no valor de mil reais.

Por volta das 15h30 quando o policiamento acompanhava a manifestação protagonizada por integrantes dos grupos que se auto intitulam “Black Bloc” e “Anonymous” diversos manifestantes insistiram em participar do protesto com rosto coberto por camisetas, lenços e máscaras, o que em nome da ordem pública, e levando-se em consideração o perfil dos manifestantes não é permitido.

Diante da desobediência de um dos manifestantes, que enfrentando o policiamento insistia em participar do protesto com rosto coberto, a polícia agiu e o mesmo foi preso em flagrante. Outros manifestantes tentaram resgatá-lo e o policiamento providenciou a dispersão da manifestação.

Após várias incursões pelas avenidas Agamenon Magalhães e Conde da Boa Vista como também por ruas vicinais, inclusive promovendo a depredação de uma agência bancária, parte do grupo saiu em passeata pela Rua Fernandes Vieira e Avenida Cruz Cabugá concentrando-se em frente à Delegacia de Santo Amaro para onde foram encaminhadas as pessoas detidas.

Nove pessoas foram encaminhadas ao plantão da Delegacia de Santo Amaro sendo registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO por desacato e desobediência. Do total, três eram menores e foram encaminhados a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente – GPCA e os demais liberados após ter sido realizada consultas para saber se os mesmos tinham antecedentes criminais e mandados de prisão em desfavor deles.

O trabalho do policiamento na Delegacia de Boa Viagem e de Santo Amaro, como também na Praça do Derby foi acompanhado por equipes da Corregedoria Geral da SDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário