Noticias

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Após desabafo de PM, secretário de Defesa Social admite: 'policial já não sabe mais como agir'

O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, admitiu que a impunidade está desmoralizando e desmotivando a “autoridade policial”. Nessa quarta-feira,um militar revelou à reportagem da Itatiaia que não tem motivação para prender criminosos porque eles dificilmente são punidos. Ferraz disse que a queixa é comum entre os policiais.

“Ouvimos sempre a mesma reclamação: às vezes, o indivíduo é preso 10, 15 vezes e, no dia seguinte, ele está solto. Então, o policial já não sabe mais como agir, desmoraliza a autoridade policial e traz para o cidadão essa sensação de insegurança”, disse.

As declarações de Ferraz foram dadas nessa quarta-feira, dia que o ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani participou, em Belo Horizonte, do VI Congresso Internacional de Direito Penal e Criminologia. Giuliani é responsável pelo Programa Tolerância Zero, que resultou na redução de 70% dos índices de criminalidade na maior metrópole norte-americana.

No entendimento de Ferraz, a realidade brasileira, especialmente no que diz respeito ao sistema de punições, impede que um programa similiar ao implantando por Giuliani em Nova York tenha resultados significativos no Brasil. O secretário defende mudanças na legislação, o que possibilitaria punir todos os tipos de crimes, inclusive os 'considerados de menor poder ofensivo'. “Não existe tolerância com os criminosos, mas a realidade institucional, social e jurídica, sobretudo, é muito diferente”, destacou.

Minas Gerais

Radio Itatiaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário