Noticias

quarta-feira, 15 de maio de 2013

boa notícia

Estudante do Recife desenvolve aplicativo com itinerário dos ônibus

POSTADO ÀS 18:36 EM 15 DE Maio DE 2013

 
Foto: reprodução
O estudante Luís Melo, de 18 anos, estudante de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) desenvolveu sozinho um aplicativo para smartphones onde os usuários podem consultar os itinerários dos ônibus que circulam na capital pernambucana.

Ele teve a ideia para suprir uma brecha deixada pelo Grande Recife Consórcio.

"Quando ia sair de casa para pegar ônibus, não sabia que ônibus pegar ou onde pegá-lo. E tinha sempre que olhar no site (do Grande Recife) para saber que linha passava aqui ou alí. Mas o ideal mesmo é ver isso quando você já está na parada de ônibus", conta, lembrando ter sido apoiado por um amigo do interior que está estudando no Recife e também precisa dessas informações.

Em março de 2012 (alguns ainda lembram!) o governador Eduardo Campos e o secretário das Cidades Danilo Cabral anunciaram que, junto com o Grande Recife, disponibilizariam um sistema onde o cidadão poderia, pelo celular, via SMS, informar o número do ponto de ônibus em que estava e o código da linha de ônibus que aguardava, obtendo como resposta o tempo em que o ônibus chegaria.

O sistema falhou no primeiro dia e até hoje, mais de um ano depois, ainda não foi reativado. Infelizmente.

Diferente deste, o app "Busão Recife" está em pleno funcionamento há dois meses e já foi aderido por 1.500 pessoas. Até agora ele só pode ser baixado em smartphones com sistema Android. Ele oferece consultas pelo nome do ônibus, rua ou metrô. Ainda não está perfeito, mas Luís Melo busca fazer as atualizações dos itinerários.

"O itinerário disponibilizado hoje é o mesmo de outubro passado, que constava no site do Grande Recife - e que foi recentemente retirado da internet. O app ainda não inclui as novas linhas de ônibus ou as mudanças por conta do Terminal Integrado Tancredo Neves, por exemplo. Demora um pouco porque tenho que mudar na mão", se desculpa. Mas a verdade é que é bem mais eficiente que o finado sistema prometido pelo governo.

O download pode ser feito no site de Luis Melo ou na loja da Google.
Postado por Vinícius Sobreira/http://sargentoricardo.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário