Noticias

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Vídeo genial contra o lixo


O prefeito do Rio, Eduardo Paes, foi bombardeado de ceticismo quando anunciou que iria multar ( e com todo meu apoio) quem joga lixo na rua. Falou-se da dificuldade de fiscalização e da necessidade de campanhas educativas.
É, de fato, uma luta gigantesca que, para mudar mentalidade porca, vai demorar décadas.
Daí que me chamou a atenção, em meio a esse debate, um vídeo absolutamente genial.
Foi feito no Canadá, onde, num shopping lotado, deixaram uma garrafa de plástico ao lado de uma cesta de lixo. Pessoas vão e vem, nada de alguém pegar a garrafa e jogá-la no lixo.
Enquanto isso, na tela, passam informações sobre o efeito devastador do plástico na natureza.
Não sabíamos, porém, que era uma pegadinha, No momento em que uma pessoa se digna a jogar a garrafa no lixo, centenas de pessoas se levantam em todos os lados do shopping para aplaudir.
É a disseminação de genialidades (além das multas) como essa que talvez tire um pouco de lixo nas nossas ruas.

*
Se ainda não viu, veja agora o não menos genial vídeo feito na Alemanha, também em forma de pegadinha, para fazer as pessoas ajudarem moradores de rua. 
A ONG Fiftyfifty recriou o ambiente gelado das ruas em salas de cinema da Alemanha para conscientizar o público quanto à situação dos sem-teto. Enquanto no telão, pessoas em situação de rua falavam sobre a experiência de passar frio todos os dias, os espectadores iam pouco a pouco sentindo na pele o que é conviver com as baixas temperaturas. QR Codes foram impressos nos cobertores distribuídos ao público e incentivaram doações.


*
Nesse estilo, nada me tocou mais do que um concerto estilo flash mob numa praça da Espanha, Mais uma propaganda genial.

Em uma ação de marketing, orquestra faz  apresentação em praça na Espanha. Durante o espetáculo, o público ouviu nona sinfonia de Beethoven.


Nenhum comentário:

Postar um comentário