Segundo ela, a aprovação da operação tartaruga foi tomada por menos de 500 pessoas, “muitas delas que não são nem policiais”. A PM do DF tem 22 mil servidores. Vanuza disse que a Corregedoria da PM investiga eventuais infrações administrativas.
A operação tartaruga tem como objetivo pressionar o governo por reajuste salarial, afirma o presidente da Associação de Praças da PMDF, Manuel Sansão Barbosa. Os policiais pedem reajuste salarial de 66,8% e reestruturação da carreira com isonomia em relação aos demais cargos da segurança pública.
Segundo Barbosa, cerca de 3,5 mil policiais participaram da assembleia.“Hoje o policial faz tudo, capota viatura atrás de bandido. Agora, vamos fazer só policiamento preventivo e ostensivo.”
A subcomandante da PM negou que o atendimento feito pela corporação tenha sido comprometido. “Isso não condiz [com o que está ocorrendo]. Estamos observando que o atendimento nas ruas está normal”, afirmou Vanuza.
Segundo ela, o governo estuda reajustes para todas as categorias legadas à área de segurança pública. A negociação é feita diretamente com o comandante da PM, Suamy Santana.
Para ler mais notícias do Distrito Federal, clique em g1.globo.com/df . Siga também oG1 DF no Twitter e por RSS .