Noticias

sábado, 17 de novembro de 2012

Onda de ataques atinge 11 cidades de SC, e 1ª morte é registrada


Pelo terceiro dia consecutivo, ônibus do transporte coletivo e bases da polícia sofreram ataques criminosos em Santa Catarina. Desde segunda-feira, segundo a Polícia Militar, foram registrados ao menos 36 ataques e duas manifestações --quando moradores incendiaram caçambas de lixo e jogaram pedras em casas, na parte continental de Florianópolis. Também foi registrada hoje a primeira morte, em Itapema.

Segundo a PM, desde a noite de segunda-feira 58 pessoas foram detidas para serem ouvidas e, destas, 31 foram presas.

A PM não informou quantas continuam presas até agora.

Na manhã desta quinta-feira (15), em Itajaí (93 km de Florianópolis), o mecânico Marcelo Lima viu quando o veículo começou a pegar fogo em frente à casa da mãe dele. "As chamas estavam mais na parte de trás do ônibus, mas fiquei com medo de pegar fogo em tudo", afirmou em depoimento à polícia. Por isso, ele entrou no ônibus e dirigiu por alguns metros até parar o coletivo em um terreno baldio.

Por volta das 16h30, em Itapema, dois homens em uma moto tentaram atear fogo em um ônibus. Houve troca de tiros com a polícia, e um dos bandidos foi baleado, morrendo mais tarde. O outro conseguiu escapar.

A onda de ataques já atinge onze cidades do Estado --Florianópolis, São José, Palhoça, Tijucas, Gaspar, Navegantes, Itajaí, Blumenau, Criciúma, Balneário Camboriú e Itapema.

Na capital, Florianópolis, moradores do bairro Ingleses viveram mais uma noite de pânico. Um ônibus foi incendiado em frente a uma igreja, que estava lotada.

O incêndio bloqueou a porta principal da igreja, e os fieis tiveram dificuldade para sair do local, segundo a polícia. Ninguém ficou ferido.

Já em Palhoça, na Grande Florianópolis, o motorista de um ônibus teve queimaduras leves nas pernas. Segundo o boletim de ocorrência, ele ficou assustado com o ataque dos criminosos e teve dificuldade para tirar o cinto de segurança. Um passageiro do mesmo ônibus torceu o pé ao pular do veículo, que foi incendiado na noite de quarta-feira.

Durante a madrugada, uma base da Polícia Militar em São José (na Grande Florianópolis) e uma da Guarda Municipal de Balneário Camboriú também foram alvejadas por tiros.

TRANSPORTE COLETIVO

Com três ônibus incendiados desde segunda-feira, a empresa de transporte coletivo Canasvieiras só retirou os veículos da garagem nesta quinta quando o dia estava claro, às 7h da manhã.

Foram duas horas de atraso, o que provocou muitas filas nos terminais de ônibus e mais preocupação entre os moradores.

O presidente do Setuf (Sindicado das Empresas de Transporte Urbano da Grande Florianópolis), Waldir Gomes da Silva, diz que solicitou ao governo do Estado escolta para todos os ônibus que circulam nas regiões mais atingidas pelos ataques.

Na manhã de hoje, o governador Raimundo Colombo disse, em entrevista à RBS TV, que a segurança no transporte coletivo é prioridade e que policiais farão escolta dos ônibus nas regiões que sofreram ataques. Em algumas linhas, a escolta começou a ser feita na noite de quarta-feira.

Outra preocupação da cúpula de segurança pública é com a realização de eventos durante o feriado na capital. Uma micareta está programada para hoje, amanhã e sábado. "Teremos um atendimento especial a esses eventos. Já nos reunimos com serviço de inteligência das polícias e traçamos estratégias para a segurança dessas pessoas", afirmou o governador.

Colombo disse que não descarta ajuda do governo federal e que desde terça-feira está em contato com o Ministério da Justiça para obter informações sobre estratégias de combate aos ataques. "Se percebermos que precisamos de reforço, vamos solicitar", afirmou.

FOLHA
  • Jorge Mendonça Magalhães · · Universidade Estácio de Sá
    É necessário que as autoridades: Governos Federal, Estadual e Municipal tomem uma decisão urgente, pois segurança é um direito Constitucional do Cidadão, se todos os cidadaos comuns e Policiais mortos nesta carnificina Paulista..., seus familiares entrassem com ações indenizatórias, e os Governos Federal, Estadual ou Municipal fossem condenados a indenizar por essas vidas ceifadas, certamente teríamos uma sociedade mas educada e politizada, assim como uma Polícia mas bem preparada e bem remunerada, eu penso que chegaremos em uma situação que a própria sociedade fará essa exigência, pois os nossos Políticos tem a sua Segurança Particular.
  • Ranny Carlos Moura Lemos · COORDENADOR DE VEÍCULOS APREENDIDOS na empresa Detran-Ba
    A culpa das leis fracas é dos politicos do PT, que só defendem os bandidos. Vamos tirar esses bandidos do governo.
    Nunca mais PT, nunca vote no PT.
    Isso me revolta.
    • Célio Farias · Trabalha na empresa PMPB
      Ranny..

      Lembre-se que em são paulo o governo é tucano.
      Na verdade, a culpa é de todos os governantes que passaram e que estão na gestão atual, pois nenhum deles é capaz de investir corretamente na estrutura policial, assim como, em medidas integradas de segurança.
      Lembremos ainda que a Policial é a instituição mais desprezada do pais, é aquela que mais venda para mídia, quando na pratica de atos erronêos, por parte de alguns policiais que, talvez cansados da falta de apoio psico-juridico, comentam essas infrações, geralmente, chocantes para a sociedade em geral.

      Eu respeito sua opinião. Mas descordo em dizer que a culpa de tudo isso é apenas do PT (Partido dos trabalhadores), e olha que não sou muito a favor desse partido, porem é preciso enfatizar que todos os partidos politicos têm culpa no cartorio, pois entra governo, sai governo e nada muda, só agrava em algumas classes.
    • Ronaldo Trevizan · IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina
      Parabéns Célio, concordo plenamente com voçê, a maioria dos partidos também vivem do dinheiro do crime.
 http://www.pec300.com /

Nenhum comentário:

Postar um comentário