Noticias

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Uma semana depois do aumento das passagens, estudantes fazem quarto protesto


Foto: Vanessa Silva/NE10

Estudantes pernambucanos sairam às ruas na tarde desta sexta-feira (27) para o quarto protesto contra o aumento de 6,5% no valor das passagens de ônibus. A decisão de reajustar os preços foi tomada na última sexta-feira (20), quando aconteceram as primeiras manifestações, repreendidas pela Polícia Militar.
Após os confrontos com policiais, os manifestantes passaram a protestar não só contra o aumento das passagens, mas também contra a truculência da repressão.
15:58:09

Grande Recife // Aumento de Passagens

Estudantes fazem quinto protesto nesta sexta-feira

Publicado em 27.01.2012, às 14h49

ônibus

a3bd917f4b27a195aec8d6629a259ba4.jpg
Estudantes se concentram em frente ao Ginásio Pernambucano
Vanessa Silva/ NE10

Do NE10 Com informações de Vanessa Silva
ATUALIZADO às 18h41
Cerca de 300 estudantes se concentraram em frente ao Ginásio Pernambucano, na Rua do Hospício, para o quinto protesto contra o reajuste de 6,5% no preço das passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR). A passeata estava prevista para começar às 13h, mas só foi sair quase duas horas depois. O Batalhão de Policialmento de Trânsito (BPTran), junto a um carro da Polícia Militar (PM), acompanha a manifestação.


Antes de saída, um confronto entre manifestantes ocorreu porque um deles carregava uma bandeira de um partido político, mas no panfleto do protesto desta sexta-feira (27) foi pedido que não houvesse esse tipo de propaganda. A rota da passeata deve ser a mesmo da quarta-feira (25) e é esperado que novamente tudo aconteça de forma pacífica.
Os membros do comitê contro o aumento das passagens afirman que não tem nenhum intuito de se reunirem com o governante ou com os donos das empresas de ônibus, mas querem discutir suas pautas na rua, não entre portas fechadas. Também confirmaram que só vão parar de se mobilizar quando atingirem seu objetivo. No vídeo abaixo, um dos membros explica o porquê dos protestos e fala sobre a quarta manifestação deles, mas quinta passeata no total.
Os estudantes andam pela Avenida Conde da Boa Vista, no sentido Boa Vista-Centro, enquanto pessoas que estam nos prédios que ficam por perto da via jogam papel picado em apoio a causa. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) interditou a Conde para a realização da passeata e organizou desvios para os ônibus que passam pela via continuem com sua rota. Os usuários das linhas que passam pela Conde da Boa Vista mostraram irritação com a mudança, pois eles tem que andar quase toda a avenida até chegar em uma parada que não esteja interditada.

Por volta das 16h os estudantes chegaram na Avenida Agamenon Magalhães e, seguindo estimativas da PM, o número de manifestantes é de cerca de 400 estudantes e 300 policiais estão acompanhando o protesto, mas a reportagem só contabilizou um efetivo de 20 PMs no local. Como aconteceu na quarta-feira (25), os estudantes sentaram no cruzamento da Agamenon com a Conde, parando o trânsito de duas das principais vias do Recife. Eles ficaram lá durante 30 minutos e depois retornaram para a Conde da Boa Vista. Após duas horas de caminhada, os manifestantes chegaram ao Palácio do Campo das Princesas às 18h, mas grades de contenção os impediram de entrarem no palácio.
Os estudantes conseguiram entregar um documento com suas reivindicações a um representante do Governo, mas mesmo com a menina que fez a entrega estando máscarada, houve um tumulto e eles se recusarem a falar com a imprensa ou deixar que fotos do momento fossem tiradas. Os organizadores dos protestos agora irão aguardar uma resposta oficial do governador e planejam uma nova passeata para o dia 1º de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário