Noticias

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Em greve, operários do Maracanã planejam passeata na terça-feira

Obras para Copa de 2014 estão paradas há oito dias por insatisfação dos funcionários. UGT assume negociação com Consórcio para evitar litígio

Por André Casado
Rio de Janeiro

A greve dos operários envolvidos nas obras do Maracanã deve ganhar as ruas próximas ao estádio na próxima terça-feira. Ainda sem acordo com o Consórcio Maracanã Rio 2014 quanto a uma série de reivindicações financeiras e de condições de trabalho, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada Intermunicipal do Rio (Sitraicp) incentivou a ideia de haver uma passeata do grupo, munida de cartazes e ferramentas, para protestar contra o impasse.

As partes já travam disputa nos tribunais, e uma audiência com o objetivo de registrar as provas da defesa (no caso, o operariado) deverá ser confirmada para segunda. A empresa responsável parou de dialogar, alegando que cumpre o acordo vigente e que já concedeu um aumento nos benefícios (cesta básica de R$ 160 e R$ 180) depois da primeira paralisação, em agosto. E prefere se comunicar com a imprensa apenas por meio de nota oficial.
Pauta de reinvindicações do operários do Maracanã: click na imagem para aumentar

Segundo a diretoria do Sindicato, os trabalhadores têm se mostrado cada vez mais irritados com a suposta "passividade" dos contratantes e não cogitam voltar atrás da decisão. São cerca de 2.200 pessoas, que, inativas, começam a comprometer o cumprimento do prazo para a entrega do Maracanã - uma das sedes de mais infra-estrutura - prevista para dezembro de 2012.

Ainda assim, nos bastidores, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) costura um acordo para evitar que as obras fiquem paradas por mais uma semana, o que totalizaria 21 dias de greve no somatório das últimas semanas. O presidente da entidade, Ricardo Patah, assumiu a negociação, avançou no contato com o Consórcio e espera um desfecho positivo.

Por ora, porém, ele não pôde levar a solução esperada para a assembleia da manhã desta sexta-feira, realizada com cerca de 80 operários no portão 13 do estádio. Existe a expectativa de que possa haver acerto nesta tarde. Do contrário, o litígio não tem data para acabar.
 
Blog TO VENDO TUDO
/NOQAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário