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Projeto que cria sistema cicloviário do Recife segue para sanção de João da Costa
Já seguiu para sanção do prefeito João da Costa o projeto de lei de autoria do vereador Jurandir Liberal (PT), presidente da Câmara Municipal, que cria o sistema cicloviário do Recife como incentivo ao uso de bicicletas para o transporte, contribuindo para o desenvolvimento da mobilidade sustentável. Trata-se de um projeto de grande importância para a cidade, onde é crescente o uso de bicicletas como meio de transportes para o trabalho, estudo e lazer. Um forte argumento justifica o projeto: a inclusão da bicicleta nos deslocamentos urbanos deve ser abordada como elemento para implantação do conceito de Mobilidade Urbana Sustentável e como forma de redução do custo dos deslocamentos das pessoas.
As diretrizes apontadas pelo projeto estão em consonância com os programas de mobilidade e com o Plano de Diretor do Recife, recentemente revisado. “Este projeto procura estimular o desenvolvimento e o aprimoramento das ações que favoreçam o uso de bicicleta como modo de transporte com mais segurança e conforto para os ciclistas, tendo por objetivo inserir e ampliar esse tipo de transporte na matriz de viagens, promover a integração aos sistemas de transportes coletivos, visando reduzir os custos de deslocamentos, estimular a implantação de sistemas cicloviários e um conjunto de ações que garantam a segurança dos ciclistas nos deslocamentos urbanos”, esclareceu o vereador.
As diretrizes apontadas pelo projeto estão em consonância com os programas de mobilidade e com o Plano de Diretor do Recife, recentemente revisado. “Este projeto procura estimular o desenvolvimento e o aprimoramento das ações que favoreçam o uso de bicicleta como modo de transporte com mais segurança e conforto para os ciclistas, tendo por objetivo inserir e ampliar esse tipo de transporte na matriz de viagens, promover a integração aos sistemas de transportes coletivos, visando reduzir os custos de deslocamentos, estimular a implantação de sistemas cicloviários e um conjunto de ações que garantam a segurança dos ciclistas nos deslocamentos urbanos”, esclareceu o vereador.
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O Sistema Cicloviário do Recife, de acordo com o projeto de lei aprovado em plenário, será formado por rede viária para o transporte por bicicletas, integrada por ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e rotas operacionais de ciclismo, além de locais específicos para estacionamento como bicicletários e paraciclos. Ele deverá articular o transporte por bicicleta no Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP/RMR), viabilizando os deslocamentos com segurança, eficiência e conforto para os ciclistas. Para que isso ocorra, terá que implementar, prioritariamente, a infraestrutura para o trânsito de bicicletas, introduzir critérios de planejamento para implantação de rotas cicláveis, implantar trajetos cicloviários, e agregar aos terminais de transportes coletivos urbanos infraestrutura apropriada para aguardar bicicletas.
A ciclovia, de acordo com o projeto de Jurandir Liberal, será constituída de pista própria para a circulação de bicicletas, separada fisicamente do tráfego geral. Já a ciclofaixa consistirá numa faixa exclusiva destinada à circulação de bicicletas, delimitada por sinalização específica, utilizando parte da pista ou da calçada. A faixa compartilhada, por sua vez, poderá utilizar parte da via pública, desde que devidamente sinalizada, permitindo a circulação compartilhada de bicicletas com o trânsito de veículos motorizados ou pedestres, conforme previsto no Código Brasileiro de Trânsito. Caberá ao Executivo, por meio dos órgãos competentes, consolidar o programa de implantação do Sistema Cicloviário do Recife.
Para o vereador Jurandir Liberal o desafio das cidades “é ampliar a visão predominante dos problemas de circulação, de modo a incorporar dimensões econômicas e sociais normalmente não consideradas”. Ele também afirmou que o conceito de mobilidade urbana sustentável “tem como objetivo das pessoas e não dos veículos e resulta de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da prioridade dos modos de transportes coletivos e não motorizados de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável”, disse.
O Sistema Cicloviário do Recife, de acordo com o projeto de lei aprovado em plenário, será formado por rede viária para o transporte por bicicletas, integrada por ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e rotas operacionais de ciclismo, além de locais específicos para estacionamento como bicicletários e paraciclos. Ele deverá articular o transporte por bicicleta no Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP/RMR), viabilizando os deslocamentos com segurança, eficiência e conforto para os ciclistas. Para que isso ocorra, terá que implementar, prioritariamente, a infraestrutura para o trânsito de bicicletas, introduzir critérios de planejamento para implantação de rotas cicláveis, implantar trajetos cicloviários, e agregar aos terminais de transportes coletivos urbanos infraestrutura apropriada para aguardar bicicletas.
A ciclovia, de acordo com o projeto de Jurandir Liberal, será constituída de pista própria para a circulação de bicicletas, separada fisicamente do tráfego geral. Já a ciclofaixa consistirá numa faixa exclusiva destinada à circulação de bicicletas, delimitada por sinalização específica, utilizando parte da pista ou da calçada. A faixa compartilhada, por sua vez, poderá utilizar parte da via pública, desde que devidamente sinalizada, permitindo a circulação compartilhada de bicicletas com o trânsito de veículos motorizados ou pedestres, conforme previsto no Código Brasileiro de Trânsito. Caberá ao Executivo, por meio dos órgãos competentes, consolidar o programa de implantação do Sistema Cicloviário do Recife.
Para o vereador Jurandir Liberal o desafio das cidades “é ampliar a visão predominante dos problemas de circulação, de modo a incorporar dimensões econômicas e sociais normalmente não consideradas”. Ele também afirmou que o conceito de mobilidade urbana sustentável “tem como objetivo das pessoas e não dos veículos e resulta de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da prioridade dos modos de transportes coletivos e não motorizados de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável”, disse.
(Da Câmara do Recife)
Postado por Daniel Guedes / http://sargentoricardo.blogspot.com
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