Noticias

quarta-feira, 23 de março de 2011

Eu que não me arisco andar de bicicleta nas pistas do centro do Recife, pense numa cidade que não respeita os ciclistas, em todos os sentidos.


bike

Projeto que cria sistema cicloviário do Recife segue para sanção de João da Costa

Já seguiu para sanção do prefeito João da Costa o projeto de lei de autoria do vereador Jurandir Liberal (PT), presidente da Câmara Municipal, que cria o sistema cicloviário do Recife como incentivo ao uso de bicicletas para o transporte, contribuindo para o desenvolvimento da mobilidade sustentável. Trata-se de um projeto de grande importância para a cidade, onde é crescente o uso de bicicletas como meio de transportes para o trabalho, estudo e lazer. Um forte argumento justifica o projeto: a inclusão da bicicleta nos deslocamentos urbanos deve ser abordada como elemento para implantação do conceito de Mobilidade Urbana Sustentável e como forma de redução do custo dos deslocamentos das pessoas.

As diretrizes apontadas pelo projeto estão em consonância com os programas de mobilidade e com o Plano de Diretor do Recife, recentemente revisado. “Este projeto procura estimular o desenvolvimento e o aprimoramento das ações que favoreçam o uso de bicicleta como modo de transporte com mais segurança e conforto para os ciclistas, tendo por objetivo inserir e ampliar esse tipo de transporte na matriz de viagens, promover a integração aos sistemas de transportes coletivos, visando reduzir os custos de deslocamentos, estimular a implantação de sistemas cicloviários e um conjunto de ações que garantam a segurança dos ciclistas nos deslocamentos urbanos”, esclareceu o vereador.
» LEIA TAMBÉM: A Revolução das Bicicletas

O Sistema Cicloviário do Recife, de acordo com o projeto de lei aprovado em plenário, será formado por rede viária para o transporte por bicicletas, integrada por ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e rotas operacionais de ciclismo, além de locais específicos para estacionamento como bicicletários e paraciclos. Ele deverá articular o transporte por bicicleta no Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP/RMR), viabilizando os deslocamentos com segurança, eficiência e conforto para os ciclistas. Para que isso ocorra, terá que implementar, prioritariamente, a infraestrutura para o trânsito de bicicletas, introduzir critérios de planejamento para implantação de rotas cicláveis, implantar trajetos cicloviários, e agregar aos terminais de transportes coletivos urbanos infraestrutura apropriada para aguardar bicicletas.

A ciclovia, de acordo com o projeto de Jurandir Liberal, será constituída de pista própria para a circulação de bicicletas, separada fisicamente do tráfego geral. Já a ciclofaixa consistirá numa faixa exclusiva destinada à circulação de bicicletas, delimitada por sinalização específica, utilizando parte da pista ou da calçada. A faixa compartilhada, por sua vez, poderá utilizar parte da via pública, desde que devidamente sinalizada, permitindo a circulação compartilhada de bicicletas com o trânsito de veículos motorizados ou pedestres, conforme previsto no Código Brasileiro de Trânsito. Caberá ao Executivo, por meio dos órgãos competentes, consolidar o programa de implantação do Sistema Cicloviário do Recife.

 Para o vereador Jurandir Liberal o desafio das cidades “é ampliar a visão predominante dos problemas de circulação, de modo a incorporar dimensões econômicas e sociais normalmente não consideradas”. Ele também afirmou que o conceito de mobilidade urbana sustentável “tem como objetivo das pessoas e não dos veículos e resulta de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da prioridade dos modos de transportes coletivos e não motorizados de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável”, disse.

(Da Câmara do Recife)

Postado por Daniel Guedes / http://sargentoricardo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário