Noticias

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Polícia para quem precisa de polícia

A semana nos cinemas está bem eclética. Tem a continuação do sucesso de José Padilha, "Tropa de Elite 2" com os policiais cariocas batendo de frente com as milícias. Tem a continuação de "Como Cães e Gatos", agora com felinos e caninos unidos contra um inimigo comum e tem uma animação com umas corujas, que parecem ter saído dos filmes do Harry Potter.
Para os adultos, o filme mais interessante é o policial brasileiro. O cinema nacional sempre trabalhou com um olho aberto para o que se faz lá fora. Nas décadas de 1950 e 1970, o modelo foi o neo-realismo italiano. Filmes feitos na rua, no meio do povo, mostrando a realidade do povo pobre, nas cidades ou no interior. Mais tarde, nos anos 90, nossos cineastas ficaram empolgados com a possibilidade de faturar um Oscar de melhor filme estrangeiro e importaram uma estética de cinema americano, mas sem deixar de se inspirar na realidade nacional.
"Tropa de Elite 2" é um exemplo típico desse cinema brasileiro com estética norte-americana. Os tiroteios, as tomadas feitas de helicópteros, as cenas de ação, imitam os produtos hollywoodianos. Mas aqui, o objetivo não é idealizar a vida de agentes secretos ou mafiosos. O roteiro aborda uma realidade bem conhecida pelas pessoas que moram, ou algum dia moraram no Rio de Janeiro.
As favelas dominadas por traficantes armados com fuzis automáticos e granadas. Disputando o espaço com as milícias formadas por ex-policiais. A corrupção de parte da polícia e das autoridades, que permitiu o crescimento desse poder paralelo. E a turma do Bope, com seu caveirão e seus soldados vestidos de preto, matando e morrendo nos becos escuros dos morros. O primeiro filme fez muito sucesso, mas não rendeu aquilo que seus criadores esperavam devido à pirataria. Agora, na segunda edição, eles tomaram medidas extremas para evitar que você veja o filme no camelô da esquina, antes de ir ao cinema. No elenco Wagner Moura, André Ramiro e Maria Ribeiro.

Fonte:http://renataaspra.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário