Policiais militares vão receber armas e coletes pessoais
Anúncio foi feito pelo comandante geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, e faz parte da política de valorização profissional da corporação
Os policiais militares de São Paulo vão receber armas individuais permanentes, a partir deste mês. A Polícia Militar entregará a todos os homens e mulheres de atividades operacionais pistolas semi-automáticas .40 e coletes à prova de bala. O anúncio foi feito pelo comandante geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, no Expo Center Norte, zona norte da capital, durante o IV Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Atualmente, a PM disponibiliza armas - não pessoais - que servem aos policiais durante a jornada de trabalho.
A entrega das armas pessoais aos policiais que fazem patrulhamento nas ruas é a mais recente novidade na política de valorização profissional da Polícia Militar, que inclui assistência médica, psicológica e jurídica ao policial e a seus familiares, explicou o coronel Camilo.
Nível superiorAo falar sobre "Valorização profissional como ferramenta de gestão", o comandante Camilo relatou que, em 2009, o governo do Estado promoveu substancial alteração no sistema de ensino da Polícia Militar, que passou a contar com seis escolas de ensino superior - de Aperfeiçoamento; de Formação de Bombeiros; de Oficiais (Academia do Barro Branco); de professores de Educação Física; e agora de formação de Técnicos de Nível Superior (soldados); e de Tecnólogos de Nível Superior (sargentos).
"Essa mudança promovida pelo governo do Estado é uma forma de reconhecimento da sociedade ao trabalho cada vez mais qualificado prestado pelos policiais militares", afirmou o coronel Camilo, depois de frisar que em São Paulo não há promoção automática: "todos têm que passar em concursos".
Além dos cursos formais, a diretoria de Ensino da PM paulista mantém um segmento de atualização e formação permanente de seus 93 mil policiais, que inclui ensino à distância e desafios "surpresa" para policiais em serviço.
Instrução surpresaSemanalmente, todos os policiais assistem a videotreinamentos de atualização. Há também estágios de aperfeiçoamento profissional, com duração de quatro ou cinco dias, incluindo um dia para formação pessoal, com opções que vão da ioga à orientação financeira.
Nos estágios de aperfeiçoamento profissional, a ênfase é dada aos conceitos de Polícia Comunitária, Gestão e Direitos Humanos, objetivos estratégicos da PM. O treinamento mais aguardado por todos é a Instrução Continuada de Comando, aplicado "de surpresa" a equipes de policiais que são deslocadas para atender situações como abordagens de suspeitos ou até troca de tiros pelo Método Giraldi de Preservação da Vida. "Usamos as mais variadas formas de valorização e qualificação profissional", sublinha o coronel Camilo, ao explicar que o menu de elogios vai do tradicional destaque para o policial do mês, com foto publicada nas unidades, até convite para jantar com familiares em restaurantes, carta à família do policial, mensagens à tropa pelo rádio operacional e café com o comandante.
Uma das experiências mais recentes aponta para uma mudança radical do papel desempenhado pelos soldados e praças em geral. Todos foram autorizados pelo comandante geral a falar à imprensa sobre as ocorrências de que participaram. Contribui para aumentar a responsabilidade do policial e o respeito do cidadão pela PM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário