Após reclamações de alguns blocos e agremiações do carnaval do Recife, a Polícia Militar e a secretaria municipal de Segurança Urbana anunciaram, nesta segunda-feira (20), mudanças nos horários dos desfiles nas semanas pré e pós-carnavalescas, bem como durante os festejos de momo. Nos dias úteis, os blocos, com ou sem trios, agora poderão ocupar a rua das 19h às 23h, e nos finais de semana, das 11h às 17h e das 19h às 23h.

As agremiações de grande porte agora podem sair com até oito trios, enquanto as menores estão autorizadas a utilizarem no máximo três. Nas regras divulgadas anteriormente , os trios só poderiam circular até as 19h. O anúncio do novo acordo aconteceu em um encontro com jornalistas no Quartel do Comando Geral da PM no estado, no Derby, área central do Recife.

A exigência de ambulâncias para cada bloco também foi um ponto onde ocorreu mudança. O secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, afirmou que a questão será discutida junto ao Corpo de Bombeiros: a proposta é disponibilizar um posto de atendimento fixo para os foliões. "As ambulâncias são uma lei estadual, não é uma exigência da prefeitura. A gente vai falar com os bombeiros o que pode substituir as ambulâncias, se é um posto fixo no local, ou outra alternativa", disse.
José Moura, representante do bloco Deixa Falar, afirmou estar satisfeito com os novos horários
Para os blocos que ultrapassarem os horários estipulados, a prefeitura estuda a aplicação de uma multa para os organizadores, ainda sem valor definido. Além disso, também está prevista a proibição do desfile da agremiação no ano seguinte. O representante das agremiações da cidade e presidente do bloco Deixa Falar, que sai de Casa Amarela há 22 anos, José Moura, aprovou as mudanças anunciadas nesta segunda.
De acordo com ele, cinco representantes de grupos carnavalescos se reuniram durante a manhã para cobrar da prefeitura uma resolução sobre a aplicação da multa. "Me entristece ter que fazer protesto para fazer cultura. Mas se não fosse aquele protesto, nós não tínhamos chegado até aqui, com essa mudança", explicou, durante discurso.

O secretário Murilo Cavalcanti ainda informou que a prefeitura vai definir quais avenidas ficarão livres para a passagem dos blocos. Será estudado quanto tempo as agremiações com os trios elétricos terão para passar nas avenidas Norte, Rui Barbosa, Rosa e Silva e Beberibe. O período pode variar de 20 a 40 minutos em cada via. Cavalcanti adiantou que a Avenida Boa Viagem terá o fluxo de trios elétricos proibido, pois isso gerava poluição ambiental e delitos por parte dos foliões.
Os organizadores tiveram até a última sexta (17) para inscrever os blocos na lista dos que terão policiamento militar. O Coronel Gilmar Araújo garantiu que o efetivo chegará com uma hora de antecedência ao local do desfile e só sai após os foliões se dispersarem. "Todo o reforço que estamos fazendo é extra. A Patrulha dos Bairros não vai ser desativada, eles não vão ficar despoliciados. Estamos trazendo policiais do interior para reforçar também", explicou o coronel.

A quantidade de policiais, no entanto, não foi informada porque ainda vai ser definida.

Casos especiais 
Ao destacar os recentes casos de violência nas prévias de Olinda, o Coronel Gilmar explicou que as ruas estreitas exigem uma atenção especial da polícia, que tem agido de acordo com a situação. "Esse final de semana nós duplicamos o volume de policiais trabalhando em Olinda. Não é o ideal, mas nós vamos ajustando de acordo com a necessidade", justificou.

Já o policiamento no Galo da Madrugada, diz o coronel, precisa ser diferenciado por conta do grande número de foliões: "O Galo tem um esquema especial, é diferente do bloco que desfila com três trios ou com oito. Estou mobilizando toda a polícia para este fim, foge de qualquer comparação de outro bloco". O bloco, que sai pontualmente às 9h todos os anos, chegou no trecho final do percurso às 17h15 no ano passado, o que está dentro da expectativa da PM.
http://adeilton9599.blogspot.com.br/sargentoricardo.blogspot.com.br