Noticias

domingo, 12 de janeiro de 2014

Eu sempre disse que os governos precisam de um Pacto pela Vida dos Policias...

O ROL DOS ESQUECIDOS: A VIOLÊNCIA CONTRA OS GUARDIÕES

 
SOBRE A VIOLÊNCIA COMETIDA CONTRA POLICIAIS, A INSEGURANÇA E AS ÁGUAS ESCARLATES DO RIO GRANDE DE MORTE
POR IVENIO HERMES E MARCOS DIONISIO MEDEIROS CALDAS
A VIOLÊNCIA QUE POUCOS PERCEBEM
A violência é uma das formas mais eficazes de fazer uma sociedade retornar ao primitivismo, e consequentemente, sem necessidade de grandes esforços, destruir as futuras gerações. O meio para evitar a proliferação da violência foi conter o ímpeto do homem, e dentro da filosofia do inglês Thomas Hobbes que afirmou que o “Homem é o lobo do Homem”, esse ímpeto de guerra deveria ser freado através de um contrato, onde as partes pactuadas buscariam impedir que o homem voltasse à barbárie.
Para o sucesso desse pacto então foi criada a figura do guardião, aquele ser humano que estaria entre as partes pactuantes, o Estado e o povo, encarregado de aplicar as leis inclusive contra aqueles que os colocaram na posição de guardas. Conforme a doutrina utilizada para sua formação, os guardiões podem ser bem ou mal empregados a serviço daquela sociedade que devem defender.
Contudo, eles são seres humanos, como os pactuantes, e como cidadãos vivem diariamente em conflito entre serem guardião e serem aqueles do povo que demandam do Estado outros serviços em outras esferas do acordo.
No Brasil, e mais especificamente no Rio Grande do Norte, a pesquisa de vitimização ocorrida entre os agentes da lei, tem refletido a falta de interesse do Governo em investir em segurança pública, partindo da valorização dos profissionais do setor e chegando à população.
http://sargentoricardo.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário