TV também perde a guerra para a internet
Assim como jornais e revistas, com muitos títulos
levados à extinção e com tiragem baixa, as emissoras de TV no Brasil
enfrentam queda acentuada de audiência - e não é de um canal para outro,
mas sim da TV para a internet; Globo e SBT, por exemplo, encerram 2013
como o pior ano das suas histórias neste quesito; no horário nobre, onde
estão concentrados os anunciantes, a queda da emissora dos Marinho foi
mais acentuada, devido ao baixo desempenho das suas novelas e do Jornal
Nacional; a TV de Silvio Santos não empolga, com excesso de reprises;
internet já é a mídia mais consumida no país, com mais de 100 milhões de
internautas
Valter Lima, do Brasil 247 - Ano após ano, a TV
aberta vê minguar o número de telespectadores interessados em sua
programação. O ano de 2013, por exemplo, que se encerra nesta
terça-feira (31), é um daqueles que emissoras como Globo, da família
Marinho, e SBT, de Silvio Santos, querem esquecer. Ambas registraram,
neste ano, sua piores audiências. De 1º de janeiro a 26 de dezembro, a
média diária (das 7h à meia-noite) da Globo na Grande São Paulo (onde
está concentrada a maioria dos anunciantes) foi de 14,3 pontos - 0,3
menos do que em 2012. O SBT encerra o ano com 5,3 pontos de média
diária, ante 5,6 pontos do ano passado. Record e Rede TV também tiveram
ligeira queda.
O que preocupa as emissoras em relação à diminuição da sua audiência é que ela não está migrando de um canal para outro. O telespectador está optando por desligar a TV, para acessar a internet. Um estudo inédito feito pela IAB Brasil em parceria com a comScore, divulgado no ano passado, atestou isto. A internet já é a mídia mais consumida no país, com mais de 100 milhões de internautas.
Segundo o levantamento "Brasil Conectado – Hábitos de Consumo de Mídia", que investigou a importância crescente da web na rotina dos brasileiros, mostra que a internet já é considerado o meio mais importante para 82% dos 2.075 entrevistados. Mais de 40% dos entrevistados passam, pelo menos, duas horas por dia navegando na internet (por vários dispositivos digitais), enquanto apenas 25% gastam o mesmo tempo assistindo TV. A internet aparece como a atividade preferida por todas as faixas etárias, de renda, gênero e região quando se tem pouco tempo livre, somando 62%.
Até mesmo na faixa nobre (das 18h à meia-noite), onde a Globo sempre apresentou desempenho invejável e onde estão concentradas suas principais atrações - as novelas, o Jornal Nacional e a linha de shows -, a queda da sua audiência foi maior. Caiu de 24,6 pontos (2012) para 23,2 pontos (2013). O SBT passou de 6,7 para 6,5 pontos. A Band foi de 3,7 para 3,5 pontos. A Rede TV! marcou 1,2 ponto neste ano, ante 1,3 em 2012.
Na Globo, as novelas tiveram um ano muito ruim. A novela teen Malhação, que já chegou a dar 30 pontos de audiência, hoje sofre para alcançar os dois dígitos, mantendo-se com dificuldade na casa dos 12 pontos. A atual novela das 18h, Joia Rara, também vai mal, com índices inferiores a 20 pontos. Mas o principal problema hoje da emissora dos Marinho é a novela das 19h, Além do Horizonte, que, em muitas ocasiões, aparece com a mesma audiência da novela das 18h, distante dos 30 pontos desejados pela TV.
O Jornal Nacional, principal telejornal do país, é um dos produtos da Globo com audiência mais declinante. Vê 2013 também como o pior ano da sua história. Em 2012 e 2013, o principal programa da Rede Globo registrou perda acumulada de audiência de 18,4%; na última década, acúmulo de queda no Ibope soma quase 30%. Neste ano, não passa, na média anual, dos 26 pontos. É o mesmo cenário desolador do Fantástico, principal programa da Globo aos domingos. Dificilmente, o programa chega aos 20 pontos.
Nas outras emissoras, a situação não é diferente. A Record, que num passado recente, chegou a fazer certo sucesso com suas novelas, hoje tem audiência pífia com a novela "Pecado Mortal", do autor Carlos Lombardi, ex-global. No turno da tarde também sofre com números que dificilmente passam dos 5 pontos. Cada ponto no Ibope equivale a 62 mil telespectadores na Grande São Paulo. No SBT, após o sucesso da novela infantil Carrossel, que colocou a emissora com audiência acima dos dois dígitos, agora já vê declínio do interesse do telespectador no seu novo produto, a também novela teen Chiquititas. Além disso, há excesso de reprises na TV de Silvio Santos
Assim como jornais e revistas, que vêm sendo superados em audiência pela mídia digital, levando alguns títulos à extinção, a televisão enfrenta a queda do interesse do brasileiro, que prefere ver os vídeos do Youtube e se informar pelos sites e redes sociais. Ou ainda adquirir séries e filmes por canais da internet, como Netflix. O último muro que ainda precisa ser derrubado em relação à mudança de hábitos da audiência é o conservadorismo dos anunciantes e das agências de publicidade, ainda muito presos à TV. Com o público migrando para a internet, o produto tem que ser mostrado onde a audiência realmente está.
O que preocupa as emissoras em relação à diminuição da sua audiência é que ela não está migrando de um canal para outro. O telespectador está optando por desligar a TV, para acessar a internet. Um estudo inédito feito pela IAB Brasil em parceria com a comScore, divulgado no ano passado, atestou isto. A internet já é a mídia mais consumida no país, com mais de 100 milhões de internautas.
Segundo o levantamento "Brasil Conectado – Hábitos de Consumo de Mídia", que investigou a importância crescente da web na rotina dos brasileiros, mostra que a internet já é considerado o meio mais importante para 82% dos 2.075 entrevistados. Mais de 40% dos entrevistados passam, pelo menos, duas horas por dia navegando na internet (por vários dispositivos digitais), enquanto apenas 25% gastam o mesmo tempo assistindo TV. A internet aparece como a atividade preferida por todas as faixas etárias, de renda, gênero e região quando se tem pouco tempo livre, somando 62%.
Até mesmo na faixa nobre (das 18h à meia-noite), onde a Globo sempre apresentou desempenho invejável e onde estão concentradas suas principais atrações - as novelas, o Jornal Nacional e a linha de shows -, a queda da sua audiência foi maior. Caiu de 24,6 pontos (2012) para 23,2 pontos (2013). O SBT passou de 6,7 para 6,5 pontos. A Band foi de 3,7 para 3,5 pontos. A Rede TV! marcou 1,2 ponto neste ano, ante 1,3 em 2012.
Na Globo, as novelas tiveram um ano muito ruim. A novela teen Malhação, que já chegou a dar 30 pontos de audiência, hoje sofre para alcançar os dois dígitos, mantendo-se com dificuldade na casa dos 12 pontos. A atual novela das 18h, Joia Rara, também vai mal, com índices inferiores a 20 pontos. Mas o principal problema hoje da emissora dos Marinho é a novela das 19h, Além do Horizonte, que, em muitas ocasiões, aparece com a mesma audiência da novela das 18h, distante dos 30 pontos desejados pela TV.
O Jornal Nacional, principal telejornal do país, é um dos produtos da Globo com audiência mais declinante. Vê 2013 também como o pior ano da sua história. Em 2012 e 2013, o principal programa da Rede Globo registrou perda acumulada de audiência de 18,4%; na última década, acúmulo de queda no Ibope soma quase 30%. Neste ano, não passa, na média anual, dos 26 pontos. É o mesmo cenário desolador do Fantástico, principal programa da Globo aos domingos. Dificilmente, o programa chega aos 20 pontos.
Nas outras emissoras, a situação não é diferente. A Record, que num passado recente, chegou a fazer certo sucesso com suas novelas, hoje tem audiência pífia com a novela "Pecado Mortal", do autor Carlos Lombardi, ex-global. No turno da tarde também sofre com números que dificilmente passam dos 5 pontos. Cada ponto no Ibope equivale a 62 mil telespectadores na Grande São Paulo. No SBT, após o sucesso da novela infantil Carrossel, que colocou a emissora com audiência acima dos dois dígitos, agora já vê declínio do interesse do telespectador no seu novo produto, a também novela teen Chiquititas. Além disso, há excesso de reprises na TV de Silvio Santos
Assim como jornais e revistas, que vêm sendo superados em audiência pela mídia digital, levando alguns títulos à extinção, a televisão enfrenta a queda do interesse do brasileiro, que prefere ver os vídeos do Youtube e se informar pelos sites e redes sociais. Ou ainda adquirir séries e filmes por canais da internet, como Netflix. O último muro que ainda precisa ser derrubado em relação à mudança de hábitos da audiência é o conservadorismo dos anunciantes e das agências de publicidade, ainda muito presos à TV. Com o público migrando para a internet, o produto tem que ser mostrado onde a audiência realmente está.
Comentários
74 comentários em "TV também perde a guerra para a internet"
Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247.
Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll,
ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@brasil247.com.br
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-
Eu acho é pouco! Mas não pensem que a
Globo vai ficar parada. Ela vai se associar às teles para taxar a
navegação pela Internet, assim como gerir conteúdo da mesma. É
IMPRESCINDÍVEL a criação de uma Lei de Meios. -
Ótima noticia . A TV aberta brasileira é
um apanhado de lixo apresentado com moldura de arte , com raríssimas
exceções . Mas põe raro nisso. E pior , com um enorme poder sobre as
mentes preguiçosas e acomodadas das pessoas . Se nosso povo tivesse um
pouquinho mais de intelecto isso já teriamos estes resultados a algum
tempo.
Sem a menor dúvida que o que há de mais interessante para se ver está na
internet . É onde está a verdade , inclusive -
2013, o ano em que a direita tentou
voltar às ruas
Manifestação deixou rastro de destruição e sujeira na Avenida Paulista
"O auge dos protestos populares, em junho, teve manifestações de uma
direita sem rumo e sem programa. Logo ela foi superada pelo movimento
popular sob a hegemonia de partidos e organizações populares que acuaram
a direita. Ao propor cinco pactos de mudanças, a presidenta Dilma
Rousseff retomou as rédeas da política.
Talvez a marca de 2013 tenha sido a de que este foi o ano em que a
direita tentou ganhar as ruas. Em junho, no embalo dos protestos contra o
aumento das passagens de ônibus promovidos pelo Movimento Passe Livre
em todas as capitais e grandes cidades, e da repressão violenta da PM
contra o autêntico levante popular que ocorreu naquele mês, a direita
tentou insuflar o movimento e dar a ele uma orientação anti-Dilma,
anti-governos democráticos e populares.
O que se assistiu foi uma inflexão à direita, tentada, sobretudo a
partir do dia 17 de junho. Naquele dia ocorreu o auge da repressão
promovida pela PM em São Paulo. A partir de então, a televisão e a mídia
patronal tudo fizeram para influir no movimento e dar a ele um caráter
oposicionista de direita.
A direita teve um sucesso relativo e momentâneo, e uma medida disso pode
ser vista nos índices de aprovação da presidenta Dilma Rousseff. Em
março ela tinha 63% de ótimo e bom, mostrou uma pesquisa de opinião para
aquele mês. Caiu para 57% em junho, antes dos protestos. Chegou ao
patamar mais baixo em julho, com 31% mas, nas pesquisas seguintes voltou
a recuperar a aprovação popular e termina o ano com 43% em dezembro.
As manifestações de junho revelaram a complexidade da luta de classes no
Brasil. Sua face mais visível, mais propagada pela mídia conservadora,
foi um indefinido protesto contra tudo. A direita não foi capaz de
unificar sua ação em torno de um programa claro e a classe média que foi
às ruas estava claramente desorientada e sem programa. Daí a dispersão
de suas palavras de ordem. A marca maior de sua ação foi a rejeição à
política e aos partidos.
Na outra ponta do espectro estavam o movimento popular, com bandeiras
claras e definidas, e interlocutores conhecidos, como os partidos de
esquerda (e o PCdoB, sobretudo), as centrais sindicais, a UNE, a UJS e
outras entidades do movimento popular.
Era, para usar uma imagem paulistana, os Jardins (bairros nobres da
classe média alta) contra Santo Amaro e a Zona Leste, habitados por
trabalhadores.
Teve papel significativo, neste contexto, a clara convocação feita pelo
presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, à militância, para “ocupar
as ruas”. Na edição de 20 de junho da rádio Vermelho, ele chamava a
militância comunista para não “sair das ruas, precisamos ampliar as
conquistas e bandeiras como reforma política, da mídia, do judiciário,
bem como os 10% do PIB para a educação, são bandeiras que precisamos
conquistar”, disse, animando a militância comunista a ampliar sua
presença nas manifestações.
A direita não suportou o embate e logo “cansou”, abandonou as ruas, que
continuou ainda por algum tempo ocupada pelos black blocs cuja aprovação
popular desabou ao longo ao ano, chegando a meros 6,7% em São Paulo, no
mês de novembro, mostrou pesquisa do CNT.
As manifestações provocaram uma movimentação política imediata. Logo no
dia 24 de junho, em reunião com governadores, prefeitos e representantes
do Movimento Passe Livre, a presidenta Dilma Rousseff propôs cinco
pactos para melhorar o Brasil. Eles envolvem a saúde, educação,
transporte, responsabilidade fiscal e reforma política, sobre a qual
chegou a propor a realização de um plebiscito. A presidenta inverteu a
agenda política e, quando todos a imaginavam acuada, passou à iniciativa
de forma ousada.
– O povo está agora nas ruas, dizendo que deseja que as mudanças
continuem, que elas se ampliem, que elas ocorram ainda mais rápido. Ele
está nos dizendo que quer mais cidadania, quer uma cidadania plena. As
ruas estão nos dizendo que o país quer serviços públicos de qualidade,
quer mecanismos mais eficientes de combate à corrupção que assegurem o
bom uso do dinheiro público, quer uma representação política permeável à
sociedade onde, como já disse antes, o cidadão e não o poder econômico
esteja em primeiro lugar – disse a presidente.
Do outro lado do espectro político, a direita e a oposição tentaram, em
vão, capitalizar o descontentamento de parte daqueles que foram às ruas
em junho. O PSDB continuou em suas tentativas de conseguir voltar ao
Palácio do Planalto, agora postulando a candidatura do mineiro Aécio
Neves, que não consegue decolar nas pesquisas de opinião pública.
Talvez a tentativa de organização do Rede Sustentável, o partido de
Marina Silva, tenha sido o movimento mais visível da oposição em
capitalizar a voz das ruas. Mas igualmente em vão. Sem conseguir cumprir
as exigências legais para o reconhecimento do partido, não obteve o
registro legal no prazo que o habilitasse a apresentar uma candidatura
presidencial em 2014 – a candidatura de Marina Silva. Numa decisão
solitária de sua líder, o Rede juntou-se ao PSB do governador Eduardo
Campos (PE).
De qualquer maneira, o cenário de dificuldades para a direita e para a
oposição permaneceu, como revelam as pesquisas de opinião que mostram
Dilma como favorita para a eleição presidencial de 2014. O Datafolha
mostrou, no final de novembro, o favoritismo da presidenta que tinha,
naquela sondagem, 47% das intenções de voto, contra 19% para Aécio Neves
(PSDB) e 11% para Eduardo Campos (PSB).
Faltam 10 meses para outubro e até lá muita coisa pode mudar. Mas é
preciso registrar que a ofensiva da direita ao longo de 2013 não foi
capaz de erodir as preferências dos brasileiros pelas mudanças, e elas
são representadas hoje pela candidatura de Dilma Rousseff."
José Carlos Ruy é jornalista, membro do Comitê Central do PCdoB e editor
do Jornal A Classe Operária
Blog “ BRASIL ! BRASIL !
-
Ótima noticia . A TV aberta brasileira é
um apanhado de lixo apresentado com moldura de arte , com raríssimas
exceções . Mas põe raro nisso. E pior , com um enorme sobre a mente
preguiçosa e acomodada das pessoas .
Sem a menor dúvida que o que há de mais interessante para se ver está na
internet . -
assim injustamente o condenaram.
Blog “ MEGACIDADANIA “Joaquim Barbosa INDUZIU o STF p/condenar PT
06/05/2013 - Slider - Seja o primeiro a comentar
ENVELOPE 22
Está no ENVELOPE 22 na 12 Vara Federal de Brasília a prova de que
Joaquim Barbosa e a PGR/MPF construíram ARDILOSAMENTE a denúncia que foi
julgada pelo STF na AP 470.
O conteúdo do ENVELOPE 22 caracteriza um fato inconteste: a VIOLAÇÃO do
Código de Processo Penal nos artigos 71, I, 76, 77.
ENTENDA O QUÊ FEZ JOAQUIM BARBOSA
Mesmo com o relatório da então CPI dos Correios identificando que 4
(quatro) funcionários do Banco do Brasil assinaram “notas técnicas”,
ESTRANHAMENTE, a PGR/MPF e Joaquim Barbosa resolveram acusar no STF
somente o petista Henrique Pizzolato.
Mesmo tendo ciência de que existe um CONTRATO/Regulamento da empresa
multinacional Visanet, que registra quem no BB tinha poderes para
determinar pagamentos (era o GESTOR nomeado por outra Diretoria do BB, a
diretoria de Varejo) e assim sendo o petista estaria totalmente
inocentado, ESTRANHAMENTE, a PGR/MPF e Joaquim Barbosa resolveram acusar
no STF somente o petista Henrique Pizzolato.
A PGR/MPF registrou no STF em dezembro de 2005 o inquérito que em 2007
virou AP 470.
Ocorre que em 2006 a PGR/MPF, com o pleno conhecimento de Joaquim
Barbosa, resolveram ESTRANHAMENTE desmembrar quem seria julgado no STF e
quem seria julgado em instância inferior.
E a PGR/MPF e Joaquim Barbosa concordaram com essa VIOLAÇÃO da ampla
defesa, pois além da defesa do petista Pizzolato nada saber deste
processo PARALELO na instância inferior, os demais ministros foram
induzidos a julgar Pizzolato como tendo sido autor isolado.
CONCLUSÃO
Joaquim Barbosa e a PGR/MPF mentiram.
Joaquim Barbosa e a PGR/MPF induziram o STF a julgar um inocente e
-
A minha preferência pela Internet se dá
pelo motivo de que os telejornais hoje apenas dão a manchete e depois
nos manda entrar na sua página na internet pra procurarmos mais
informações , então bebo direto da fonte . -
Quando a gente vai ver isso na TV?
http://www.youtube.com/watch?list=UU5MSoEYp1AipYpEJ7wkPjFQ&v=Y2ta8knWQ0I
Um cidadão de bem defendendo um garçon após esse ter sido humilhado e destratado por um Desembargador em uma padaria?
Não é a toa que cada vez menos pessoas desligam a TV e se ligam na NET. -
Rede Globo MENTIU. A situação dela na
Receita é um HORROR
maio 23, 2013 - Notícias, Slider - no comments
glo
O Viomundo antecipa, com exclusividade, coluna que será publicada nas
próximas horas pelo jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte:
A Globopar, empresa ligada à TV Globo, está com parte de suas contas
bancárias e bens bloqueados, devido a um dívida ativa de R$ 178 milhões
com o Tesouro Nacional. De acordo com documentos conseguidos pelo Hoje
em Dia na Justiça Federal do Rio de Janeiro, a dívida inscrita no
cadastro de inadimplentes federais foi originada por várias sonegações
de impostos federais.
Por solicitação da Procuradoria da Fazenda Nacional do Rio de Janeiro,
as contas bancárias da Infoglobo e a da empresa Globo LTDA também
chegaram a ser bloqueadas. Mas os irmãos Marinho – Roberto Irineu, José
Roberto e João Roberto – conseguiram autorização da Justiça para liberar
o bens dessas duas últimas empresas no mês passado, na 26ª Vara da
Justiça Federal do Rio de Janeiro.
Inadimplente
A dívida da Globopar, no entanto, já está inscrita no cadastro de
inadimplentes do Tesouro Nacional, em fase de execução. Na semana
passada, a Globo conseguiu adiar a entrega de seu patrimônio ao tesouro
até que o processo transite em julgado.
O Hoje em Dia também teve acesso ao processo que apurou o sumiço do
inquérito de sonegação da Organizações Globo na compra dos direitos da
transmissão da Copa de 2002.
Receita Federal
Um documento enviado pela Receita à Justiça em 2010 comprova, ao
contrário do que a emissora divulgou, que a dívida de R$ 600 milhões
nunca foi paga. A papelada comprova ainda que o Ministério Público
Federal ao ser avisado sobre operações de lavagem de dinheiro entre a
Globo e a Fifa nas Ilhas Virgens Britânicas prevaricou muito.
Omissão
Ao invés de solicitar investigação à Polícia Federal, preferiu emitir um
parecer que atesta não ter ocorrido nenhum ato ilícito nas transações
nas Ilhas Virgens. Um inquérito criminal contra os irmãos Marinho chegou
a ser instaurado, mas também sumiu das dependências da Receita Federal.
Não bastasse toda essa confusão, a Globopar continua sonegando. E como
nunca. Nos últimos dois anos, a empresa foi notificada 776 vezes pela
Receita Federal por sonegação fiscal.
Equipamentos
A maior parte dessas autuações envolve a apreensão de equipamentos, sem o
recolhimento de impostos, no aeroporto do Galeão, no Rio De Janeiro.
Para um bom entendedor a Globopar é uma empresa contumaz na prática do
descaminho.
Verba publicitária
O ministério da Comunicação do governo Dilma Rousseff e os demais
governantes desatentos liberaram verba para empresa inadimplente com a
União, o que constitui-se ato de improbidade administrativa. A liberação
pode ser comprovada no site do Ministério da Fazenda.
Fonte:
http://www.viomundo.com.br/denuncias/amaury-ribeiro-jr-e-rodrigo-lopes-globo-tem-bens-bloqueados.html
blog “ MEGACIDADANIA “
-
Rede Globo sonega bilhões de reais em
impostos
28/06/2013
O mensalão da Globo
Miguel do Rosário em seu O Cafezinho
O Cafezinho acaba de ter acesso a uma investigação da Receita Federal
sobre uma sonegação milionária da Rede Globo. Trata-se de um processo
concluído em 2006, que resultou num auto de infração assinado pela
Delegacia da Receita Federal referente à sonegação de R$183,14 milhões,
em valores não atualizados. Somando juros e multa, já definidos pelo
fisco, o valor que a Globo devia ao contribuinte brasileiro em 2006 sobe
a R$615 milhões. Alguém calcule o quanto isso dá hoje.
A fraude da Globo se deu durante o governo Fernando Henrique Cardoso,
numa operação tipicamente tucana, com uso de paraíso fiscal. A emissora
disfarçou a compra dos direitos de transmissão dos jogos da Copa do
Mundo de 2002 como investimentos em participação societária no exterior.
O réu do processo é o cidadão José Roberto Marinho, CPF número
374.224.487-68, proprietário da empresa acusada de sonegação.
Esconder dólares na cueca é coisa de petista aloprado. Se não há provas
para o mensalão petista, ou antes, se há provas que o dinheiro da
Visanet foi licitamente usado em publicidade, o mensalão da Globo é
generoso em documentos que provam sua existência. Mais especificamente,
12 documentos, todos mostrados ao fim do post. Uso o termo mensalão
porque a Globo também cultiva seu lobby no Congresso. Também usa
dinheiro e influência para aprovar ou bloquear leis. O processo correu
até o momento em segredo de justiça, já que, no Brasil, apenas
documentos relativos a petistas são alvo de vazamento. Tudo que se
relaciona à Globo, a Dantas, ao PSDB, permanece quase sempre sob sete
chaves. Mesmo quando vem à tona, a operação para abafar as investigações
sempre é bem-sucedida. Vide a inércia da procuradoria em investigar a
privataria tucana, e do STF em levar adiante o julgamento do mensalão
mineiro.
Pedimos encarecidamente ao Ministério Publico, mais do que nunca
empoderado pelas manifestações de rua, que investigue a sonegação da
Globo, exija o ressarcimento dos cofres públicos e peça a condenação dos
responsáveis.
O sindicato nacional dos auditores fiscais estima que a sonegação no
Brasil totaliza mais de R$400 bilhões. Deste total, as Organizações
Globo respondem por um percentual significativo.
A informação reforça a ideia de que o plebiscito que governo e Congresso
enviarão ao povo deve incluir a democratização da mídia. O Brasil não
pode continuar refém de um monopólio que não contente em lesar o povo
sonegando e manipulando informações, também o rouba na forma de crimes
contra o fisco.
Tags: Globo, Impostos, Receita Federal, Sonegação
Publicado em Brasil, Política | Deixar um comentário »
Do Blog LIMPINHO & CHEIROSO.
-
não vejo a hora do google(youtube) ou do netflix comprarem os cartolas (é, os cartolas mesmo) do futebol e transmitirem futebol no horário das novelas...vão matar metade do público da globohttp://www.brasil247.com/http://sargentoricardo.blogspot.com.br/
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