Noticias

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ES: Protesto de familiares de policiais fecha o 9º BPM em Cachoeiro de Itapemirim

Grupo protesta por aumento prometido há 1 ano e 4 meses pelo Governo do Estado. Previsão é de adesão de outros batalhões. 

Um pequeno mas aguerrido grupo de parentes, familiares e amigos de policiais militares protestaram na frente do 9º Batalhão da Polícia Militar em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado.

Pais, mães, esposas, esposos, irmãos e várias crianças bloquearam a entrada do batalhão, impedindo a saída de viaturas na chamada rendição de serviço na manha desta segunda feira, dia 21 de outubro. A cidade de Cachoeiro de Itapemirim ficou praticamente sem policiamento por cerca de uma hora e meia.

Um dos participantes disse que é uma atitude "diante do descaso do governo do Estado em não divulgar os índices de realinhamento salarial prometido a mais de um ano." A iniciativa partiu dos próprios familiares já que os militares são vedados o direito de protestar, podendo inclusive ser punidos por isso. Nenhuma associação teve participação do evento.

"Estamos aqui porque nossos policiais são amordaçados por um regulamento que os massacra. Estamos defendendo a honra e a dignidade dos policiais que arriscam suas vidas e em troca recebem desprezo do Governador Renato Casagrande", disse uma esposa de policial militar que preferiu não divulgar seu nome.

Capitão Assumção, um dos manifestantes, conversou pessoalmente com o comandante do 9º Batalhão, Ten. Cel. Marim, explicando que essa ação de protesto não é direcionado ao comando do batalhão, mas é um modo de chamar atenção do Governo e da população para a situação por que passam os policiais que estão ha 8 anos sem aumento.

Após uma hora e meia de protesto os manifestantes começaram a liberar as viaturas para assumissem o serviço de policiamento da cidade. "Não estamos aqui para prejudicar a população, queremos que o governo trate nossos policiais com mais respeito", informou um irmão de policial militar.

Os manifestantes fizeram um corredor por onde as viatura foram liberadas, ao passarem pelo corredor os policiais militares eram saudados com palmas e gritos de incentivo.

Ao final, os policiais militares de dentro do batalhão aplaudiram os manifestantes que de forma ordeira fecharam a entrada do batalhão por cerca de 1 hora e meia. Alguns gritavam: "Obrigado por lutarem por nós".

Capitão Assumção fez o discurso final  agradecendo a participação dos familiares, a compreensão do comando e da sociedade e convocando para que a luta continue e que outros batalhões aderem a este movimento justo de reivindicação da categoria:  "Está começando em Cachoeiro, mas os familiares de todo Estado vão tomar essa iniciativa  porque nós estamos correndo contra o prazo. O ano vai atravessar e o governador vai alegar que é ano eleitoral e ele não pode dar aumento", completou, Capitão Assumção.

VÍDEO REPORTAGEM DA TV GAZETA SUL:

VÍDEO ENCERRAMENTO DO PROTESTO - FALA DO CAPITÃO ASSUMÇÃO:

http://www.pec300.com/http://sargentoricardo.blogspot.com.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário