A sustentabilidade no trânsito é uma busca necessária nos dias
atuais. A quantidade de veículos nas ruas das grandes metrópoles aumenta
a cada ano. Só no Brasil, segundo pesquisa da Othink, do ano de 2000 a
2011, o aumento de carros foi em uma estimativa de 130%. Atualmente o
fácil acesso para a compra de carros, com pagamentos e taxas que
facilitam a possibilidade de venda, tornam-se fatos que vem a contribuir
para o aumento dos números dos automóveis nas ruas.
Não é preciso de pesquisas para analisar o crescimento dos números de
carros nas cidades, ou então, a média de veículos da família
brasileira. A percepção da mudança é sentida toda vez que o brasileiro
está trancado em algum congestionamento no final do dia. O incentivo ao
transporte público, para a redução dos números de veículos nas estradas,
ainda é baixo e possuí um resultado inferior aos objetivos do governo.
Fatores que determinam este resultado negativo são influenciados por uma
prestação de serviço que deixa a desejar, por conta dos ônibus lotados
ou com pouca opção de horários, sendo deste modo, mais cômodo utilizar o
carro ao invés de um transporte público. Conforme a pesquisa, realizada
pela Othink, os brasileiros estão pessimistas com o futuro do trânsito
no país. Mas, o problema não é exclusivo dos brasileiros e sim de
inúmeras metrópoles que sofrem com o grande número de veículos nas ruas.
E, por isso, a constante busca por uma ideia alternativa para o caos em
que se vive no trânsito.
Uma ideia inovadora e sustentável! Em 2010 o projeto de um grupo de
chineses ganhou espaço na mídia internacional por oferecer um meio
alternativo de locomoção na China, mas, pouco da ideia foi abordada no
Brasil e no mundo, por ser considerada uma ideia utópica. Porém, nesta
semana o projeto ganhou mais forças no Brasil e voltou a percorrer por
alguns portais de notícias. Com uma oferta inusitada e inovadora, os
chineses propõem uma forma de contribuir para a diminuição de até 30% do
trânsito na China, o projeto apresenta um ônibus que passa por cima dos
carros e evita a formação de engarrafamentos.
O projeto tem o nome de Land Air Bus e utiliza de painéis solares e
elétricos para se locomover, o que gera uma economia de até 860
toneladas de combustível ao ano e resulta em uma redução de 2640
toneladas de emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. O ônibus
alcança uma velocidade de 60 km/h, e conforme informações dos criadores
do projeto, o veículo comporta 1200 pessoas em quatro vagões. A criação
possui seis metros de largura e quatro metros de altura, ocupa duas
pistas e o custo para implementá-lo chega a ser até 10% mais barato do
que a construção de metrôs. Até o momento ainda não existe a confirmação
de que será implantado na China, mas o projeto é apresentado como o
futuro das cidades.
Veja a animação que bacana!
Fontes: Tribuna da Bahia, Knowledge e Super interessante
Texto de Michele Hodecker especialmente para o blog Engenharia do Futuro.
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