Noticias

domingo, 4 de agosto de 2013

segurança

Policiamento nos bairros completa um ano ajudando a reduzir os crimes contra o patrimônio


 
Foto: Michele Souza/JC Imagem
Por Ricardo Novelino
Do Jornal do Commercio deste domingo (4).

Este mês, o Programa Patrulha do Bairro completa um ano. Criado na década de 80, na gestão do então governador Roberto Magalhães, e aperfeiçoado no atual governo como componente do Pacto pela Vida, o programa preconiza trabalhos ostensivos de repressão e preventivo, com equipes da Polícia Militar circulando pelas comunidades. São 175 veículos em operação no Grande Recife e nas principais cidades do interior. No balanço do primeiro ano de atividades, esse formato de policiamento comunitário virouum dos pilares da Secretaria de Defesa Social(SDS) para reduzir as taxas de crimes contra o patrimônio.

Dados revelam a queda de 14% dos números de roubos, furtos e latrocínios (roubos seguidos de morte). A estatística faz a comparação entre dois períodos: antes da implantação das patrulhas (agosto 2011 a junho 2012) e depois do programa (agosto de 2012 a junho deste ano). Levando se em conta o primeiro semestre de 2013, a SDS revela queda de 10% desse tipo de delito no Estado e 21,2% no Recife.

Para exemplificar a força do trabalho da patrulha e a importância da ação comunitária para redução de crimes contra o patrimônio, a SDS elaborou um mapa das Áreas Integradas de Segurança (AIS) com melhores colocações no ranking. Parte de Jaboatão dos Guararapes (praias) aparece em primeiro lugar, com queda de 29% nesse tipo de ocorrência. Na capital, figuram no topo Várzea, Santo Amaro e Boa Viagem. Na Região Metropolitana, Itamaracá é a vencedora com redução de 41%. Salienta-se que na ilha há três presídios, um deles de regime semiaberto.

Na opinião do secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, a Patrulha do Bairro é um pilar importante para a redução dos crimes contra o patrimônio. Há, no entanto, outros fatores para serem levados em consideração, como as prisões de quadrilhas especializadas em assaltos e roubos. Na contramão das boasestatísticas do governo surge como grande calo a explosão de caixa eletrônico ou arrombamento com maçarico, totalizando mais de 25 ações este ano, no Estado. "Nosso trabalho é investir em repressão qualificada", afirma Damázio.

Para mostrar o que isso significa, a SDS revela ter prendido, até abril deste ano, 3.690 acusados de crimes, considerados alvos prioritários. "Nos quatro primeiros meses deste ano, foram cumpridos 2.281 mandados. Temos um sistema em que o delegado monitora o inquérito e faz a justificativa de prisão diretamente ao juiz, em vez de apenas encaminhar os documentos", afirma.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) atingiu a marca de 90% dos inquéritos enviados ao Ministério Público contendo a autoria do crime. Isso facilita as ações. Além disso, temos ações preventivas. Chegamos a 90% de êxito em cursos nas comunidade. Temos áreas em que 90% dos jovens passam pela capacitação e não voltam a se envolver como crime.

Leia mais no Jornal do Commercio deste domingo.
Postado por Paulo Veras / http://sargentoricardo.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário