Noticias

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

INATIVOS (PM e BM): RISCO DE VIDA É INCORPORADO!

PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO):
 ACRE - 25º
 PERNAMBUCO - 10º
 
E agora, como explicar os militares INATIVOS de Pernambuco não receberem o "RISCO DE VIDA"?

Militares inativos do Acre comemoram equiparação do risco de vida


29/08/2013 - 22:39:03
 Aposentados e pensionis­tas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros no Acre estão comemorando a equiparação da gratificação do risco de vida. A vitória só foi possível graças a uma conquista anterior: ter direito a receber o benefício, uma luta que durou três anos e foi vencida com o apoio do então senador Tião Viana.
O pagamento da grati­ficação de risco de vida não havia sido estendido aos apo­sentados e pensionistas. “Eu fiquei muito preocupado de a gente trabalhar a vida toda e na hora de passar para reser­va perder essa gratificação. Entramos com mandato de segurança, fomos três vezes a Brasília, falamos com minis­tros. Chegou um momento em que a coisa passou a ser mais política que jurídica”, conta o sargento José Itamar Pires, o J. Pires, que repre­senta a categoria.
A luta continuou. “Voltei para Rio Branco pensando num médico que sempre ia visitar três velhinhos que mo­ravam na minha rua, e todas as vezes que me via ele me cumprimentava. Eu pensei que aquele homem tinha um coração bom e ele era sena­dor. Pensei que ele estava em condições de nos ajudar. Protocolei um documento em agosto de 2008, falei com ele, que me pediu paciência, pois a questão seria resolvi­da”, relembra.
“Depois que a gente passa para a reserva, começa a pre­cisar de dinheiro para com­prar remédio, sempre tem mais necessidades para um tratamento, uma viagem. De repente a gente vê uma coisa perdida, e o senador, naquela época, nos ajudou a resgatar. Para mim, foi uma semente que foi plantada e ele con­tinua cultivando quando faz uma comparação. Não exis­te vida mais importante que as outras. Ele provou que as coisas não são impossíveis quando a gente luta, mesmo com dificuldades”, justifica.
Sobre a equiparação do risco de vida
Ao ser concedida, a grati­ficação do risco de vida fazia distinção entre os cargos na carreira militar. Por decisão do governador Tião Viana, a partir de setembro próximo, os policiais e bombeiros pas­sam a receber a equiparação de forma escalonada, e até março o processo deve ser concluído. A partir de ago­ra, soldados e coronéis, sem distinção de patente, passam a receber o mesmo valor da gratificação. O esforço vai significar um custo de quase R$ 50 milhões para o Estado. “Nós entendemos que essa é uma forma de gratidão ao tra­balho que os militares fazem todos os dias”, esclareceu o governador Tião Viana.

 NILSON TORRES
http://www.jornalatribuna.com.br/Mostrar.jsp?id=38697 / http://sargentoricardo.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário