Noticias

domingo, 14 de abril de 2013

Inflação do tomate desafia o governo de Dilma Rousseff.

     O jornal britânico "Financial Times" publicou reportagem em seu site neste domingo (14) sobre a alta do preço do tomate no Brasil e seu possível impacto na popularidade da presidente Dilma Rousseff.
   No texto, o correspondente do jornal em São Paulo, Joe Leahy, escreve que a subida dos preços do fruto, apesar de ser em parte causada por questões climáticas, é sintomática de uma inflação crescente no país.
    Segundo o FT, a inflação do tomate está desafiando as chances de reeleição da presidente Dilma --"que está entre os presidentes mais populares do mundo", de acordo com o jornal-- no próximo ano.
   "A inflação brasileira permanece bem abaixo da registrada em outras nações emergentes, como a vizinha Argentina, onde é de mais de 25%", diz o texto.
    "Mas, no mês passado, atingiu 6,59%, superando o teto da meta do Banco Central e provocando preocupação em uma sociedade com pouca tolerância à alta de preços."
     A reportagem afirma que este é um tema é "altamente emotivo" no Brasil por causa das dificuldades enfrentadas pelo país com a inflação nas décadas anteriores, quando a alta de preços em alguns produtos chegava a 2.500%.
    De acordo com o texto de Leahy, a subida dos preços do tomate provocou protestos de donos de restaurantes em São Paulo, "cidade conhecida por ter as melhores pizzas e massas do país" e lançou luz sobre o "incômodo" tema da inflação no país.
fique atento

Nenhum comentário:

Postar um comentário