Noticias

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Mariana Branco
Repórter da Agênca Brasil

Brasília - A capital federal e outras cidades do Brasil tiveram hoje (23) protestos simultâneos pedindo o afastamento do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Os movimentos têm em comum o fato de terem sido articulados via redes sociais. Em Brasília, cerca de 60 pessoas marcharam do Museu da República até o gramado do Congresso Nacional levando cartazes e faixas e gritando palavras de ordem.
Para o analista de sistemas brasiliense Rogério Salvia, 33 anos, um dos organizadores da manifestação e integrante do Movimento Contra a Corrupção do Distrito Federal, o quórum foi pequeno, mas demonstra que, aos poucos, os cidadãos estão abandonando o chamado "ativismo de sofá", expressão utilizada para se referir a quem só protesta pela internet. "A coisa está mudando, o pessoal está começando a sair do conforto de suas casas", opina.
De acordo com as convocações divulgadas pela internet, além de Brasília, eventos semelhantes foram programados para São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Fortaleza, Goiânia, Lins (SP) e Ribeirão Preto (SP). Para amanhã (24), os internautas brasileiros estão sendo chamados a participar de mais protestos contra Renan Calheiros, a partir das 11h, em cidades brasileiras e também em capitais do exterior, entre elas, Lisboa, em Portugal, e Dublin, na Irlanda.
"Nos conhecemos pelas redes sociais e tudo é articulado pela internet. Na nossa última manifestação [contra Renan Calheiros], em 9 de fevereiro, reunimos só 25 pessoas. Hoje deu muito mais gente", comemorou Rogério Salvia. Ele reconhece que a adesão virtual às causas costuma ser maior do que o comparecimento real. "Virtualmente, sempre tem mais gente", admite. Segundo Salvia, as manifestações pela saída de Renan Calheiros são apartidárias e não envolvem interesses políticos. "[O protesto] não é contra a pessoa de Renan Calheiros. O que a gente quer é que a presidência do Senado seja ocupada por alguém que tenha a ficha limpa. Não ele, que inclusive responde a processo por peculato", afirma.
Para a professora Maria Márcia Silva, 39 anos, moradora de Planaltina de Goiás, cidade a cerca de 50 quilômetros de Brasília, a pressão popular pode influenciar em decisões futuras. "Participo de várias manifestações contra a corrupção. Nós estamos em conexão via internet com todo o país. Acho que o Brasil está começando a entender que, para mudar, precisa mobilizar", disse ela que, em sua cidade, participa do movimento Planaltina Limpa Contra a Corrupção.
As estudantes de 17 anos Isabela Nascimento Ewerton e Sthefany Alves Marques ficaram sabendo do protesto em Brasília por meio da internet e do grupo anticorrupção Juntos por Outro Futuro, do qual fazem parte. "[A mobilização] é uma coisa gradativa, a consciência não vem do nada. Quanto mais você participa, mais consciente se torna", opina Isabela.
Além da organização de protestos, a mobilização para a saída do presidente do Senado incluiu a coleta de assinaturas pela organização não governamental Avaaz, que organiza petições pela internet.
Na última semana, participantes de diversos movimentos anticorrupção organizaram um ato para entrega de um abaixo-assinado firmado por 1,6 milhão de pessoas a um grupo de seis senadores. A intenção era reunir o número de assinaturas necessário a um projeto de lei de iniciativa popular, ou seja, o equivalente a 1% do eleitorado brasileiro, cerca de 1,4 milhão de pessoas. No entanto, de acordo com a Secretaria da Mesa Diretora do Senado, um processo para a cassação do presidente deve começar com uma denúncia no Conselho de Ética da Casa e não com um projeto de lei.

Comentários

45 comentários em "Protesto nas capitais pede a saída de Renan"
  1. Joao Paulo 24.02.2013 às 10:31
    Esses caras são todos uns desocupados querendo aparecer na mídia, essa mídia manipulada que está a serviço da oposição e das ONGs . É só mais uma trama que o Renan vai derrotar . Esse abaixo assinado e esse protesto não serve de nada , só serve para promover essa ONG fuleira. É tudo gente querendo aparecer na mídia.
  2. Cid 24.02.2013 às 09:22
    É do PT, pau........É da base do governo, pau..... Votei na Marta(PT), CONFIRMO meu voto. Vamos brincar de certo, errado. Só vale falar asneira do deputado estadual, federal e senador se tiver a coragem de declarar o voto em quem votou e sigla do partido. Coragem turma do millenium.
  3. LADRÕES DOS COFRES PÚBLICOS COM AVAL DO STF.ARQUIVADOR DE ROUBOS DO PSDB E DEM. 24.02.2013 às 08:31
    OLHA SÓ A PLACA QUE O IDIOTA CARREGA, PAIS RICO NÃO TÉM CURRUPÇÃO????QUANDO LULA RECEBEU O BRASIL DA MÃO DO FHC,ERA O MAIS CORRUPTO DO MUNDO.O MAIS DESIGUAL DO MUNDO O MAIS ANALFABETO DO MUNDO. AQUI SÓ TINHA CORRUPTOS.VOLTE E LEIA NOVAMENTE A PLACA DO IMBÉCIL.O RENAN FÁZ PARTE DO GOV.DILMA 10 ANOS, QUEM SÃO OS CORRUPTOS??????NA URNAS JÁ SABEM QUEM TIRAR PSDB EDEM.
  4. LADRÕES DOS COFRES PÚBLICOS COM AVAL DO STF.ARQUIVADOR DE ROUBOS DO PSDB E DEM. 24.02.2013 às 08:24
    veja VIDÉO no google reportagem da FIESP NO PORTA TERRA.veja o que aditadura fés e o que pretende fazer.com você.
  5. NAÃO SERIA BOM PRENDER O DEMOSTENES É O CACHOEIRA? 24.02.2013 às 08:11
    Bobona como braço pintado,quando os bandidos tirraram o Demostenes do Senado por contravenão e roubo Será que foram perguntar pra população onde deveria colocar ele???????na papuda ou no MINISTÉRIO PUBLICO????PRA CONTINUA TE ROUBANDO IDIOTÁ??????PAU MANDADO QUE NÃO SABE NEM O QUEESTÁ FAZENDO.LADRÃO CONDENADO E CASSADO NO SENADO IDIOTA VAI PRO M.P. É VOCÊ NEM SABE DE NADA,ELES QUEREM TIRAR O RENAN PRA POR LÁ O MAIOR LADRÃO ODEMOSTENES.ELEITOR NAS UNS TEMOS QUE LIMPAR O BRASIL DOS FICHAS SUJAS.
  6. Salomon Weetabix 24.02.2013 às 01:10
    O PT tem um forte aliado nessa guerra: a Globo! Não dá, nem fala sobre o assunto! E os imbecis daqui ainda dizem que o governo do PT é de "esquerda", "social" e outras sandices. A blindagem de Renan pelo PT é a mais clara ação de conluio entre as forças conservadoras e o governo populista. Como não se percebe isso?
  7. VIDEO CHOCANTE, O MAIS VISTO NA NET. PERIGO DE GOLPE DA GLOBO E PSDB. KKKKK. 24.02.2013 às 00:29
    https://www.youtube.com/watch?v=Vsvdm6KdIkU /////////// REPORTAGEM ENTREVISTA DA FIESP NO PORTAL TERRA. VALE A PENA VER O VÍDEO E ENTENDER COMO FUNCIONA A MÁFIA DO PSDB NO BRASIL.
  8. Isaac 24.02.2013 às 00:19
    O povo de SP tem que se preocupar com os alagamentos por lá e sair as ruas para cobrar do prefeito soluções para os seu problemas. O Senador Renan Calheiros já demonstrou que é um grande líder e vai mostrar muito mais.
  9. Porque apenas o Renan? 24.02.2013 às 00:12
    Maioria da Mesa do Senado está sob investigação Dos 11 integrantes do novo comando da Casa, seis respondem a inquérito ou ação penal no Supremo. Na Câmara, três dos novos membros da direção também são investigados na corte. Denunciado há 11 dias pela Procuradoria-Geral da República por três crimes, o novo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não está só. Mais da metade dos 11 recém-eleitos integrantes da Mesa Diretora da Casa está na mira do Supremo Tribunal Federal (STF). Além de Renan, também estão na lista de investigados os dois novos vice-presidentes, Jorge Viana (PT-AC) e Romero Jucá (PMDB-RR), o 1º secretário, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), e os suplentes da Mesa Jayme Campos (DEM-MT) e Magno Malta (PR-ES). A situação não difere muito na Câmara, onde três deputados eleitos ontem (4) para os cargos diretivos também respondem a inquérito ou ação penal no Supremo. Ou seja, mais de um terço dos integrantes do novo comando do Congresso terá de conciliar as atividades do mandato com as explicações devidas à Justiça. http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/maioria-da-mesa-do-senado-esta-sob-investigacao/
  10. golpe 2013 24.02.2013 às 00:10
    ALERTA VERMELHO!!! Corre na rede, inclusive nós publicamos várias vezes, petições pedindo impeachment de Renan Calheiros e Henrique Alves. Acontece que agora sintonizamos e percebemos a verdadeira manobra e o por quê de essas petições estarem com mais de 1 milhão de assinaturas e as manifestações de rua contra Renan estarem com número elevado de pessoas. Acontece o seguinte: os vice-presidentes de ambas as casas são do PT, assim, se Renan e Henrique forem impedidos, assumirá o comando (vermelho) de ambas as casas o PT, consolidando, assim, a ditadura petralha no Brasil, e com apoio popular!!! Ou seja, uma das estratégias de golpe do PT é a repetição do sonho de Jango em 1964, isto é, propor o FECHAMENTO DO CONGRESSO. Daí o porque de armarem a eleição de um ficha suja para levarem nossa indignação ao EXTREMO. Com nossa indignação ao extremo, esperam receber o apoio de uma maioria da população para fecharem o congresso, sob o FALSO argumento de se ...tentar limpar a casa. Mas prestemos atenção em um detalhe importante: ELES QUEREM >[E PRECISAM]

     http://www.brasil247.com/http://sargentoricardo.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário