Noticias

sábado, 12 de janeiro de 2013


Patrualha nos Bairros passará a ser 24h por dia e SDS se congratula com todos os PMs e BMs de Pernambuco.


Número de homicídios cai pelo sexto ano consecutivo
Pelo sexto ano consecutivo, o Pacto pela Vida registra redução do número de homicídios em Pernambuco.

A taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que mede a quantidade de assassinatos por 100 mil

habitantes, teve, no ano de 2012, redução de 6,3% em relação a 2011. Desde sua implantação, o Pacto pela

Vida diminuiu, até 2012, em 34% a taxa de CVLIs, o que significa um total de 5.993 vidas salvas no Estado.
Em análise por municipio, o Recife reduziu sua taxa em 14,1%. Outros municípios que se destacaram pela queda das taxas foram Olinda (17,61%); Caruaru (13,82%); Petrolina (15,22%) e Salgueiro (34,3%). Além dos que diminuíram seus índices de CVLI, 11 cidades pernambucanas não registraram homicídio algum durante todo o ano de 2012. Foram elas: Sanharó (AIS 15); Salgadinho e Vertente do Lério (AIS 16); Paranatama (AIS 18); Brejinho, Itapetim, Quixaba e Solidão (AIS 20); Santa Cruz da Baixa Verde (AIS 21); Itacuruba (AIS 22) e Exu (AIS 24). Se avaliado o resultado por período, dos últimos 12 meses, oito tiveram os melhores resultados da série histórica, o que quer dizer que fecharam com queda no número de homicídios em relação aos mesmos meses dos anos anteriores.

Na análise da criminalidade de gênero, o Pacto pela Vida reduziu em 38,3% os CVLIs de mulheres desde o início do programa até 2012.

O relançamento da Patrulha do Bairro foi um dos pontos fortes da segurança em 2012. O conceito de polícia apaziguadora e mais próxima da comunidade ajudou a reduzir os crimes violentos contra o patrimônio (CVP) em 21,3%, desde agosto, quando reiniciou suas atividades.

O ano de 2012 foi também o da consolidação do Programa Atitude, que atendeu 3.071 pessoas no acolhimento e apoio intensivo, especialmente vítimas do crack. Outras ações de destaque foram: a instalação de mais 100 câmeras de videomonitoramento, além do acesso a mais 70 câmeras particulares, e o início do funcionamento do primeiro

laboratório de DNA do Estado, ampliando a quantidade de laudos expedidos.

Em razão dos alvissareiros resultados do PPV em 2012, congratulo-me com todos os policiais e bombeiros do Estado, bem como com os parceiros do Pacto Pela Vida, pelo esforço de cada um dos seus respectivos servidores em prol da sociedade pernambucana.

Programas e ações adicionais virão em 2013 visando atingirmos as metas principais do Plano Estadual de Segurança. No primeiro momento, a meta é colocar Pernambuco abaixo do nível de criminalidade nacional, que atualmente é de 26 mortes por 100 mil habitantes, e no segundo momento, alcançarmos um número abaixo de 10 mortes por 100 mil habitantes, conforme preconiza a ONU, enfatizou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.

NOVASMEDIDAS - Para continuar avançando no combate à criminalidade em Pernambuco, o Governo do Estado anunciou, na tarde de ontem, novas medidas a serem implantadas em 2013.

Na Polícia Militar o ingresso de 1.400 policiais militares, que a partir de março estarão nas ruas protegendo os pernambucanos, e o aumento do Programa Patrulha do Bairro integram o pacote anunciado pelo Estado. Atualmente, 170 localidades são atendidas pelo programa, que contar á com mais 70 patrulhas lançadas na Região Metropolitana do Recife em 2013, atuando 24 horas por dia.

Na Polícia Civil está prevista a atuação de 630 policiais que irão atuar nos principais plantões do Estado melhorando o atendimento ao cidadão pernambucano. O lançamento da Central de Flagrantes da Polícia Civil, uma inovação em Pernambuco, onde em um único ambiente serão feitas a lavratura do flagrante pelo delegado, a identificação realizada pelo ITB e as perícias do IC e IML, também integram as medidas anunciadas.

A expansão do DHPP para a Região Metropolitana Norte e Sul completa o pacote de medidas a serem implantadas na PCPE. Com sede em Paulista e em Jaboatão, mais crimes de homicídio vão ser elucidados.

A orientação do governador é continuar avançando tanto na área de repressão quanto na prevenção. Por isso estamos anunciando medidas como o ingresso de novos policiais, a criação do presídio de segurança máxima de Tacaimbó, a criação do Programa Atitude para adolescentes e a abertura de concurso para a Funase, por exemplo. Também vamos continuar trabalhando integrados com as diversas câmaras do Pacto Pela Vida, que têm colaborado no combate à violência em Pernambuco, acrescentou Frederico Amâncio, coordenador do
Pacto pela Vida e secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco.
Outras medidas serão a instalação de mais 300 câmeras de videomonitoramento, alcançando o maior número de câmeras acompanhadas pela polícia de todo o Brasil e, na área de prevenção, a criação do centro do Programa Atitude para adolescentes na RMR, dando prioridade aos jovens oriundos da Funase.
Fonte: Diário Oficial 07 de 11/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário