Noticias

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

 No futuro muito próximo, você vai pagar até pra ter acesso a sua garagem.Tá demais...
 
mobilidade

No Recife, oposição quer frear edital de licitação da PPP dos edifícios-garagem


Foto: divulgação
Preocupada com a velocidade imprimida pelo prefeito João da Costa (PT) no fim do mandato para lançar o edital de licitação da Parceria Público-Privada (PPP) dos edifícios-garagem que estão para ser construídos no Recife com o objetivo de desafogar o trânsito, a líder da oposição da Câmara dos Vereadores, Priscila Krause (DEM), defendeu, em audiência pública nesta terça-feira (4) para discutir a proposta, que o texto não seja lançado pelo petista.
"Nós estamos falando de um projeto que a sociedade não tem muito conhecimento, tanto é que hoje foi a primeira audiência pública, e que traz consequências a longo prazo. É a primeira PPP no âmbito municipal e ainda por cima é patrocinada, ou seja, é uma ação que trará impacto inclusive financeiro nos próximos 35 anos e eu acho que, sem discutir o mérito, deve ser algo conduzido pela próxima gestão, da forma mais serena e responsável que o assunto requer", argumentou.
Para a democrata, questão técnicas precisam ser melhor explicadas, como se uma PPP é o melhor modelo ou se seria melhor uma concessão. "Até que ponto vale a pena para o município botar dinheiro nisso? Não negamos a urgência do projeto, mas temos que eliminar a maior possibilidade que exista de errar, porque não temos tempo nem dinheiro para perder. Eu entendo que, por ser algo desse tamanho, não seria prudente o prefeito lançar o edital agora".
Além das dúvidas quanto à viabilidade jurídica e técnica do projeto, a audiência também discutiu a vertente estratégica da ação, ou seja, se esse é o caminho mais correto no âmbito de política municipal em prol da melhoria da mobilidade urbana na capital pernambucana. Segundo o professor da Universidade Federal de Pernambuco e especialista no setor, Maurício Pina, a maior parte das grandes cidades no mundo tem criado artíficios como a cobrança de taxa de congestionamento, rodízio de veículos e restrição de estacionamentos. "No meu entendimento, a construção desses edifícios-garagem é uma medida de estímulo ao automóvel. Esses autómoveis não vão chegar voando aos edifícios", criticou.
Nesta quarta (5), termina o prazo de 30 dias para consulta pública para a elaboração do edital que guiará o processo de concessão patrocinada para a construção, operação e manutenção de 18.595 vagas de estacionamento na cidade do Recife. A viabilidade do projeto ainda está sendo analisada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). "Estamos na fase de avaliação. Por exemplo: por que concessão e por que patrocinada?", exemplificou o auditor Adolfo Sá na audiência.

Postado por Gabriela López/ http://sargentoricardo.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário