Noticias

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Vamos tirar as dúvidas sobre a licença Prêmio, sobre quem tem e quem não tem direito a receber ela em dinheiro.

Em 2003, o policial civil Antonio Abel de Sá, ao se aposentar entrou com requerimento para receber as licenças prêmios não gozadas, o Estado então negou seu requerimento, então ele entrou com esta ação ordinária para receber as licenças prêmio não gozadas através da justiça, o juiz negou a antecipação de tutela, veja aí abaixo.

0013185-55.2003.8.17.0001


Procedimento ordinário
Segunda Vara da Fazenda Pública
Luiz Fernando Lapenda Figueiroa
09/05/2003 13:41
Devolução de Conclusão


  O autor, servidor público estadual aposentado, vem cobrar e pede antecipação da tutela, "o pagamento de valores referentes às licenças prêmios não gozadas".

Para a antecipação do provimento tutelar, não basta a aparência do bom direito e o perigo na demora. A verossimilhança das alegações, segundo o artigo 273 do CPC, deve vir calcada em prova inequívoca, que não deixe ao julgador margem de dúvidas. Estas persistem em cada documento analisado e no conjunto de fatos apresentados, a situação funcional do requerente. Discutível é a existência do direito, posto que a cobrança depende de demonstração fática e não existe o perigo da irreversibilidade do provimento, posto que a implantação poderá ser executada de imediato após a sentença, ficando a parte de correção e juros a ser apurada em liquidação. A matéria dependerá de prova a ser produzida no curso do processo e o direito é discutível.

Por outro lado, o perigo de prejuízo com irreversibilidade do provimento, existe para o demandado, com o desembolso de valores ainda incertos, que no momento não é possível definir, dada a precariedade de informação. O mesmo não se pode dizer em relação ao autor, que permanece recebendo seus proventos, sem comprometer a subsistência.

O artigo 1º da Lei 9.494/97 impõe restrições à aplicabilidade da tutela antecipatória contra a Fazenda Pública e o § 3º do artigo 1º da Lei 8.847/92 determina ser incabível medida liminar que esgote no todo ou em parte o objeto da ação.

Ante o exposto indefiro o pedido de antecipação da tutela, uma vez que não se configuram os requisitos do artigo 273 do CPC. Defiro os benefícios da Lei 1060/50, em face de declaração de fls. 12. CITE-SE conforme requerido na inicial, com as advertências legais, notifique-se o Ministério Público, expeçam-se ofícios e mandados necessários.

Fórum do Recife, sexta-feira, 9 de maio de 2003.

Luiz Fernando Lapenda Figueiroa
Juiz de Direito
 
Entretanto quando o juiz julgou o mérito da ação deu direito ao policial civil receber as licenças não gozadas, veja a sentença.

0013185-55.2003.8.17.0001

Procedimento ordinário
Segunda Vara da Fazenda Pública
Luiz Fernando Lapenda Figueiroa
15/03/2004 13:19
Sentença


Ante o exposto, julgo procedente o pedido para determinar ao Réu que pague ao Autor, o valor que é devido por indenização de Licença Prêmio não gozada, acrescida de juros compensatórios de 0,5% am. e correção monetária, a partir da citação até a data do efetivo pagamento do montante devido. Condeno ainda no pagamento das custas processuais e honorários advocatícios de 10% sobre o valor da condenação.

P. R. I., Decorrido o prazo para recursos, subam os autos ao Egrégio Tribunal para reapreciação.

Fórum do Recife. Segunda-feira, 15 de Março de 2004.

Luiz Fernando Lapenda Figueiroa
Juiz de Direito

  O Estado apela ao TJPE, para derrubar a sentença de 1º grau. O juiz aceitou a apelação e mandou os autos subir para o Tribunal de Justiça de Pernambuco, veja.

Segunda Vara da Fazenda Pública
Luiz Fernando Lapenda Figueiroa
04/05/2004 13:42
Devolução de Conclusão


  D E S P A C H O

Recebo o recurso de
apelação nos seus legais efeitos.

Falem o Apelado e o Ministério Público, após subam os autos ao Egrégio Tribunal.

Fórum do Recife, terça-feira, 4 de maio de 2004.

Luiz Fernando Lapenda Figueiroa.
Juiz de Direito

O Processo subiu ao TJPE -Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, tendo o Estado perdido todas as ações, inconformado o Estado recorreu ao STJ - Superior Tribunal de Justiça perdeu novamente, não conformado o Estado recorreu a última instância  o STF – Supremo Tribunal Federal onde perdeu em definitivo.

VEJA AGORA A ENTREVISTA DO ADVOGADO ANTONIO EDUARDO FRANÇA FERRAZ  QUE GANHOU AÇÃO PARA O COMISSÁRIO ESPECIAL ANTONIO ABEL DE SÁ QUE SE APOSENTOU EM 2002, O ADVOGADO FAZ PARTE DO CORPO JURIDÍCO DO SINPOL  E DEU A ENTREVISTA AO PRESIDENTE DO SINDICATOS DOS POLICIAIS CIVIS CLAÚDIO MARINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário