Noticias

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Vale a pena conhecer a trajetória de sucesso deste homem que muito contribuiu com o desenvolvimento de Pernambuco e do Nordeste.
 
maior shopping do Nordeste

João Carlos diz que não se resolve a vida com palavras e que sua missão é gerar novas oportunidades para as pessoas


Foto: Jamildo Melo/BlogImagem
Leia abaixo o pronunciamento do empresário João Carlos Paes Mendonça na inauguração do RioMar

BOA NOITE A TODOS

É com grande satisfação que recebo todos que aqui vieram prestigiar a inauguração do RioMar, ato de grande significado para mim e acredito que para a cidade do Recife e para Pernambuco.

Qualquer que seja o objetivo a ser alcançado, o ser humano tem que dar o primeiro passo, sem o qual, não sairá do lugar e ficará cada vez mais distante dos seus sonhos. Nesses últimos dias naveguei em imagens que povoavam meus pensamentos e, conduzido pela emoção, fui ao encontro dos primeiros passos dados ao longo dessa jornada.

Ainda criança, ousei pensar grande. Hoje adulto, torno-me criança prisioneiro da intensa emoção que me toma neste momento. Um sentimento tantas vezes experimentado, mas nunca igualado quanto o que sinto agora.

Esta data marca a realização de um sonho sonhado há anos, alimentado em cada instante vivido, apoiado pela minha família, discutido com a minha equipe de trabalho, posto em execução, e finalmente concretizado.

Este momento faz-me lembrar o primeiro dia em que aqui cheguei, percorrendo ruas, observando lugares, os prédios seculares, sentindo o aroma dos jardins, contemplando as pontes, os rios, com admiração e encanto, tanto quanto os que sentiram homens como Gilberto Freyre, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Capiba, Mauro Mota, Carlos Pena Filho e outros brilhantes pernambucanos que contaram e cantaram a beleza da cidade em prosa e verso. E entre idas e vindas escolhi o Bairro de Casa Amarela, o novo ponto de partida dessa caminhada, implantando a primeira, das dezenas de lojas, do Grupo Bompreço. Foi um dia inesquecível! Estávamos em 1966. Anos depois, estaria se formando a terceira maior rede de Supermercados do país, com lojas distribuídas em todo o Nordeste.

Os poetas e os escritores que se dedicam a interpretar a alma humana, dizem que a vida é feita de escolhas. Confesso: essa foi uma escolha minha e abençoada por Deus. Recebi em troca carinho, atenção e respeito. Faz-se necessário revelar de público a gratidão que tenho pelos pernambucanos, tal a forma como fui acolhido ao longo desses quase cinquenta anos de convivência.

Fui adotado por esta cidade, em 1974, por iniciativa do vereador Aristófanes Andrade e em 1980, pela generosidade do deputado Almeida Filho, autor do projeto que nos outorgou o título de Cidadão de Pernambuco. Tornei-me assim, oficialmente, filho desta maravilhosa terra. Sinto-me, portanto, carinhosamente recebido por todos vocês, tanto pelas homenagens, como pelos gestos e ações que fazem dessa relação, uma permanente demonstração de bem-querer.

Aqui montei o meu novo lar a partir de1966. Aqui iniciei um novo processo de vida. Aqui fiz amigos. Aqui conquistei fieis companheiros de trabalho.

Há também o lado sentimental, pois foi aqui no Recife que minha filha Jaci casou com Marcelo e nos deu a felicidade dos três netos João Carlos, Marcelinho e Renato, que hoje estão ao nosso lado atuando nos negócios e alimentando meu espírito empreendedor.

Senhoras e senhores

“A vida não se resolve com palavras”, já dizia o poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto. Concordo plenamente. Sou daqueles que acreditam que as palavras sem a ação se tornam inúteis, vazias, sem consistência ! É preciso a manifestação de uma força de vontade, a realização de procedimentos, a vontade de querer fazer!

E partindo desse principio em março de 2010 apresentei ao Prefeito João da Costa o projeto de construção do RIOMAR, um investimento da ordem de R$ 600 milhões. Na oportunidade, falei dos benefícios que o novo equipamento traria para a população recifense e pernambucana. Relatei a importância desse empreendimento a partir da abertura de expressivo mercado de trabalho nos mais variados segmentos de atividades profissionais.

Demonstrei o quanto esse moderno centro de compras, o maior do Nordeste, a maior área construída do setor comercial realizada de uma só vez no país, romperia com os modelos tradicionais e as vantagens que traria para a população.

Nas fundações deste prédio utilizamos 4.000 estacas; Foram reaproveitados 25.000 metros cúbicos de resíduo, evitando 6.875 viagens de caminhão; utilizamos 80.000 metros cúbicos de concreto, que equivale a trinta e dois milhões de Kg de cimento; consumimos cinco milhões e seiscentos e cinquenta mil kg de aço na estrutura e um milhão, quinhentos e quarenta mil kg de aço na coberta.

Seguimos todos os trâmites legais, superando obstáculos, muitas vezes maiores do que imaginávamos, mas nunca sem perder a perseverança. Em contrapartida, o Prefeito João da Costa, homem sensível a iniciativas que venham beneficiar à cidade, determinou celeridade aos estudos onde foram verificados todos os impactos causados por um empreendimento desse porte. A bem da verdade, quero declarar e agradecer ao mesmo tempo o engajamento do senhor prefeito a esse projeto, acompanhando passo a passo o desenvolvimento dos trabalhos que competiam ao poder público. Destaco aqui também a atuação dos secretários da prefeitura que não mediram esforços na agilização das providências que se fizeram necessárias.

E naquela ocasião eu já dizia, para espanto de muitos, que a inauguração do RIOMAR tinha data marcada e seria em outubro de 2012.

E neste dia 29 de outubro de 2012, estamos fazendo a entrega à sociedade pernambucana de um equipamento que ao longo de sua construção gerou mais de três mil empregos e a partir de agora, abre espaço para cerca de oito a nove mil empregos nas lojas.

Foram dois anos de muita luta e dedicação, persistência e paixão pelo fazer! De todos! Do mais simples operário, aos prestadores de serviços, aos técnicos, arquitetos, engenheiros, projetistas que participaram desse projeto. Uma responsabilidade abraçada por todos, porque cada pessoa envolvida sabia exatamente da importância desse empreendimento para o pernambucano. O RIOMAR foi cuidadosamente planejado para economizar o consumo de recursos naturais, físicos e energéticos, ajudando a racionalizar o uso da água e da energia, beneficiando lojistas com a redução dos custos condominiais. O nosso compromisso com a sustentabilidade, levou o RioMar a ser o primeiro shopping do País a conquistar o selo internacional AQUA, de Alta Qualidade Ambiental, em três etapas: programa, concepção e realização. O reconhecimento é feito pela Fundação Vanzolini.

Além de respeitar o meio ambiente, esse novo equipamento apresenta uma moderna experiência de shopping, com malls amplos, de fácil circulação e projeto paisagístico compatível com a beleza natural da capital pernambucana.

Quero ressaltar que ao longo de sua construção o Instituto JCPM de Compromisso Social teve papel fundamental na capacitação de grande número de pessoas atuando através de programas de formação e qualificação profissional. Até o momento 4.425 pessoas participaram dos programas realizados em parceria com o SENAI, para construção civil e com o SENAC, no programa de Qualificação para o Varejo, coordenado pela Fecomércio, dirigido pelo professor Josias Albuquerque.

Meus amigos

Permitam-me fazer uma breve retrospectiva a respeito de nossa trajetória. Nasci na Serra do Machado, no meu querido Sergipe, vim de uma família pobre, de pais que lutaram para obter o sustento de seus nove filhos. Fui o primeiro varão da família, pois três mulheres nasceram antes de mim e, desde cedo, aos nove anos, comecei a ajudar meu pai, Pedro Paes Mendonça no seu pequeno Armazém, já na cidade de Ribeirópolis para aonde nos mudamos.

Trabalhar sempre foi rotina para mim, desde criança. Fui temperando a disciplina de seu Pedro com a intuição de minha mãe. Procurei cada vez mais aprender a difícil arte de comercializar observando a maneira de meu pai atuar. Isso incluía: respeito aos clientes, fornecedores, auxiliares e concorrentes. É possível que já a partir daí tenha nascido dentro de mim, sem que eu tivesse plena consciência disso, o espírito de empreender.

Aprendi desde cedo que a determinação, disciplina e o senso de organização devem prevalecer nos negócios. Os desafios foram muitos, mas sempre enfrentados dentro desse conjunto de regras.

E a paixão pelo que fazia aumentava na proporção em que sentia que estava gerando desenvolvimento e novas oportunidades para as pessoas. Como varejista sempre tive a consciência de que quanto mais eu me dedicava a esse nicho, maior era a minha responsabilidade para com os pernambucanos e com as regiões onde atuava.

No ano de 1987, movido pelo sentimento de pernambucanidade, assumimos o Sistema Jornal do Commercio, que naquela ocasião passava por momentos extremamente difíceis, como era do conhecimento de grande parte dos pernambucanos.

No ano de 2000 decidi mudar! Tudo muda! Porque eu não mudaria! O meu foco de negócio passou a ser outro. Voltei-me principalmente para o segmento de shoppings e o varejo não deixou de permear essa nova atividade empresarial, mas a essência passaria a ser outra. Atualmente temos participação em onze shoppings nos estados de Pernambuco, São Paulo, Bahia e Sergipe.

Como exemplo lembro que na capital baiana, em 2007, inauguramos o Salvador Shopping um arrojado empreendimento que após um ano de construído recebeu três prêmios internacionais. Foi reconhecido pelo Conselho Internacional de Shopping Centers, como o melhor shopping da América Latina em projeto Arquitetônico & Desenvolvimento Inovadores e Excelência em Sustentabilidade, conquistando o segundo lugar no prêmio mundial. Dois anos depois, entregava a população daquela cidade, mais um Shopping, o Salvador Norte, bem próximo ao aeroporto numa área de grande desenvolvimento.

O meu espírito é de empreendedor e por mais que eu tente é difícil aceitar, um dia, parar como fato consumado. Mas quando isso acontecer quero ter a certeza que fiz o melhor pelas pessoas. E a certeza nada mais é do que a convicção de que tudo foi realizado de forma correta.

O destino agora nos conduz a outras paisagens, pois dentro de dois anos vamos inaugurar, em Fortaleza, equipamento similar ao padrão do RioMar - Recife.

Não poderia deixar de registrar nesse momento o apoio recebido de Auxiliadora, que esteve sempre ao meu lado como esposa, companheira, conselheira e amiga com quem divido minhas preocupações e alegrias.

Aproveito a ocasião para agradecer também aos meus netos, João Carlos, Marcelinho e Renato, à minha filha Jaci, meu genro Marcelo, aos meus irmãos Reginaldo e Eduardo, minhas irmãs e ao sócio Gerson Lucena, parceiro deste empreendimento. Quero cumprimentar e agradecer, aos lojistas pela confiança depositada nesse projeto e pelo reconhecimento ao alto padrão deste equipamento.

Não posso deixar de registrar o trabalho desenvolvido pelo diretor da Divisão Imobiliária e da Construtora do Grupo, Francisco Bacelar, que com determinação, liderança, foco, agilidade e tranquilidade comandou pessoalmente a construção deste shopping.

Nossos agradecimentos aos arquitetos André Sá e Francisco Motta responsáveis pelo projeto do empreendimento e a atuante equipe de trabalho do JCPM, que não mediu esforços ao transformar o sonho de um, em sonho de todos.
Gostaria de ressaltar o apoio do BNDES, que está sempre presente nos grandes projetos que visam o crescimento e desenvolvimento socioeconômico do Brasil e do Nordeste.

Meus amigos

Tenho a honra de entregar nesse momento à sociedade pernambucana o RIOMAR, construído com todo o carinho, dedicação e profissionalismo, convicto de que vocês ficarão felizes com mais esse marco de progresso e desenvolvimento da cidade, entrecortada de pontes e rios que correm em direção ao mar, levando saudades de seus visitantes e deixando às suas margens a certeza de que essa gente que fica tem o orgulho de ser recifense, de ser pernambucano e de ser nordestino.
Obrigado a todos.
 
Postado por Jamildo Melo /
http/:sargentoricardo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário