Desde a criação do Pacto pela Vida, em
2007, o governo investiu alto em segurança pública e obteve crescente êxito na
redução da criminalidade. Mas, no ano passado, os números não foram tão
satisfatórios, o que elevou o sinal de alerta para a Secretaria de Defesa
Social (SDS). Levantamento feito pelo Diario apontou uma das causas para o
baixo desempenho. Em 39 municípios do interior, não há delegados de polícia
titulares. O número representa 14% das 289 delegacias do estado. Outros
profissionais acabam sendo convocados a assumir o posto em mais de uma cidade,
gerando sobrecarga, atraso nas investigações dos crimes e na conclusão dos
inquéritos. A estrutura física nesses locais também é precária. Para sanar o
problema, o secretário da SDS, Wilson Damázio, promete apelar ao governo para
que seja criado concurso para o preenchimento de 100 vagas no segundo semestre
deste ano.
O atual cenário, na avaliação da
Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco, é ainda mais preocupante.
“Temos cerca de 700 profissionais em exercício no estado. Quase metade deles
está perto da aposentadoria. Isso significa que, nos próximos anos, o quadro
deficitário será ainda maior”, apontou o presidente da Associação, Flaubert
Queiroz. Em relação à sobrecarga de trabalho dos profissionais, ele afirmou que
o assunto já foi discutido diversas vezes com a SDS, inclusive com pedido de
preenchimento de 60 vagas imediatas. “No interior, muitos delegados estão
assumindo duas ou três delegacias, sem contar os plantões de 24 horas, o que é humanamente
impossível. Prezamos pelo orçamento do estado, mas as novas vagas são
importantes neste momento”, disse.

Nenhum comentário:
Postar um comentário