Olha a polícia municipal surgindo...
Cidadania
Prefeito de Ipojuca amplia funções da guarda pública
Inspirado na iniciativa da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, o prefeito de Ipojuca, Pedro Serafim, anunciou há pouco como primeira medida de impacto para 2012 a criação da Unidade de Ordem Pública que amplia as tarefas da Guarda Municipal atribuindo-lhe missões de fiscalizações multidisciplinares, visando a pronta intervenção do poder público diante de irregularidades e de contravenções.
Tal como já vem ocorrendo na capital carioca, os guardas ipojucanos estarão atuando ostensivamente no registro de ocorrências que exigem providencias imediatas em áreas como o trânsito, limpeza pública, meio ambiente, iluminação, surgimento de buracos nas ruas, danos ao patrimônio público, comércio ambulante não autorizado, etc. A versão ipojucana promete até um maior raio de ação.
"Dessa forma Ipojuca passa a ser o primeiro município do Nordeste a agregar as funções da guarda municipal em favor de ordem pública como um todo, tornando-a parceira efetiva da população no combate aos abusos e também no reforço ao bom uso dos equipamentos urbanos", gabou-se Serafim.
A nova medida foi transmitida nesta quarta-feira a todos os secretários, técnicos e gestores vinculados à prefeitura de Ipojuca.
Serafim explicou que a população poderá repassar informações e queixas aos guardas que estão sendo capacitados para anotar todas as ocorrências e irregularidades em seus respectivos roteiros diários na sede de Ipojuca e nos distritos de Nossa Senhora do Ó, Porto de Galinhas e Camela.
Esses registros serão encaminhados imediatamente, em forma de relatórios, para os secretários e técnicos de cada pasta a fim de que os problemas tenham uma solução rápida e eficaz.
Ao anunciar a instalação da Unidade de Ordem Pública e o início das operações, até o final deste mês, Pedro Serafim explicou que as ações visam sobretudo agilizar tanto as intervenções administrativas de forma rápida e objetiva como também assegurar uma melhor qualidade de vida para a população.
Ocupação irregular de espaços públicos, violações da lei do silencio, manipulação inapropriada de alimentos em quiosques, bares e restaurantes, estacionamentos irregulares, ligações clandestinas de fossas nas redes de drenagem pluvial, bocas de lobo abertas com riscos para as pessoas e veículos, danos em placas indicativas, lâmpadas apagadas nas vias públicas, invasão de terras, etc, são itens que passam a ser notificados no dia-a-dia pela Guarda Municipal com o auxilio de moradores, comerciantes e até de turistas que desejem fazer suas observações.
Serafim acredita que as novas ações da Guarda Municipal, composta de 430 integrantes aprovados em concurso público e lotados na Secretaria de Segurança Cidadã, vão contribuir para a prevenção de ocorrências indesejadas em todo o município e vão trazer mais ordem e bem estar nas ruas de Ipojuca.
"Com os olhos atentos os guardas municipais podem repreender pessoas que colocam lixo nas calçadas fora do horário determinado pela prefeitura - uma hora antes da passagem dos caminhões de coleta conforme tabela distribuída em todas as residências e casas de comercio inclusive de Porto de Galinhas -. Uma vez encaminhados às secretarias municipais os relatórios poderão gerar multas para os que não respeitam as normas legais ou para os que estejam danificando o patrimônio público ou ainda agredindo o meio ambiente".
Os guardas municipais estarão recebendo treinamento nas próximas duas semanas e contarão com o apoio estratégico de um trailler e de viaturas para as suas operações de segurança e fiscalização urbana. Em suas novas funções eles usarão braçadeiras e quepes listados dentro das mesmas características das guardas de diversos países europeus e americanos onde esses contingentes tornam-se conhecidos e populares por causa do entrosamento e dos serviços de apoio que prestam às comunidades onde circulam diariamente contribuindo para a manutenção da qualidade de vida coletiva. Numa segunda fase essa operação irá se estender também às praias de Maracaipe e de Serrambi.
Postado por Jamildo Melo /
http://sargentoricardo.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário