Noticias

domingo, 29 de janeiro de 2012

CIODS:Polícia intensifica combate ao trote


De acordo com o Ciods, foram registrados, em 2011, 970 mil trotes para o serviço 190



Para inibir a quantidade de trotes, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) está intensificando o combate aos falsos chamados. Para tanto, anunciou que vai tomar atitudes mais severas para identificar quem comete esse tipo de crime. Algumas medidas já foram adotadas.
Os trotes atingem as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. Para  combater a ação, o Ciods mudou a gravação do tempo de espera das ligações. Em vez de tocar uma música, quem liga para o 190 passou a escutar uma campanha sobre os malefícios do trote e as punições para o criminoso. Palestras serão ministradas em escolas para conscientização de alunos. Professores também serão orientados para conversar com os pais.
Embora tenha registrado queda do número de chamadas falsas, em relação a 2010, a quantidade ainda é alarmante. De acordo com o Ciods, foram registrados, em 2011, 970 mil trotes para o serviço 190. A quantidade é 11% menor do que a notificada em 2010, quando ocorreram 1,1 milhão de falsos chamados. Os trotes foram contabilizados nos 14 municípios que compõem a Região Metropolitana do Recife.

Atualmente, o Ciods tem acesso ao banco de dados dos clientes de todas as empresas de telefonia que operam no Estado. Ao realizar uma chamada, a ligação é gravada e o número do telefone fica registrado no sistema. Se a ocorrência for computada e, em seguida, identificada como trote, o Ciods envia a gravação e o número do telefone para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com o objetivo de descobrir o CPF de quem efetuou a ligação. A partir daí, um inquérito é aberto para que o criminoso seja investigado e, possivelmente, punido.

Passar trote para a polícia é crime contra a segurança e o serviço de utilidade pública. O artigo 266 do Código Penal prevê pena de um a três anos de detenção e multa por interromper ou perturbar serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário