APADRINHAMENTO POLÍTICO AMEAÇA O PACTO PELA VIDA.


POR LAÉRCIO EMÍDIO (FOTO)
O melhor e mais avançado Programa de combate à violência já posto em prática em alguns estados brasileiros começa a dar sinais de estagnação em Pernambuco. O Pacto Pela Vida desde o início só havia apresentado bons frutos com altíssimos índices de redução da violência e isso devido, é claro, a uma série de ações conjuntas das diversas secretarias estaduais e outros órgãos federais. Agora a violência começa a dar sinais de reação. Novas etapas precisam ser incrementadas e, dentre elas, o aumento do efetivo de policiais militares nas ruas é urgentemente necessário.
Mesmo com índices tão elevados de aprovação, quase 90%, o Governador Eduardo não consegue tomar uma decisão óbvia e simples. A qualquer cidadão comum está clara a falta de otimização do contingente militar por parte do Estado, isso perceptível simplesmente através da observação em que encontramos inúmeros policiais destacados para atuar em outras repartições públicas que não faz o menor sentido. Instituições como Assembléia Legislativa, Ministério Público, Juizados de Pequenas Causas e Poder Judiciário que têm, inclusive, a função de segurança em seus organogramas ou dispõem de condições para contratar empresas especializadas para executar o serviço. Isso sem falar no Sistema Penitenciário, com suas Cadeias Públicas e Presídios, que ocupam grande parte do total de policiais quando o Agente de Segurança Penitenciária deveria ser o responsável. Sem citar o número excessivo utilizado na SERES para desenvolver atividades burocráticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário