Cuiabá – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso assinou protocolo de intenções para a criação do curso tecnólogo em gestão pública para servidores oriundos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Civil. A assinatura ocorreu no sábado, 2 de julho, durante a solenidade de comemoração do Dia Nacional do Corpo de Bombeiros Militar, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.
A primeira turma terá 35 alunos, servidores do Corpo de Bombeiros, Policia Militar e Polícia Civil. O curso será ministrado no Campus Cuiabá – Coronel Octayde Jorge da Silva.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Alexandre Rodrigues, ressaltou que as primeiras discussões para a implantação do curso ocorreram entre a corporação e o instituto. “O curso de tecnólogo em gestão pública proporcionará ao sargento integrante da corporação ser habilitado para o oficialato, e ele poderá ser promovido ao primeiro posto de tenente”, ressaltou Rodrigues.
O secretário adjunto de segurança pública, Alexandre Bustamante dos Santos, disse que o protocolo de intenções é um avanço na formação e na capacitação no quadro da segurança pública. “Com a capacitação, os profissionais vão prestar um serviço de qualidade, e quem vai ganhar é a sociedade”, afirmou.
O reitor pró tempore do instituto, José Bispo Barbosa, explicou que o curso de tecnólogo em gestão pública é novo e faz parte do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação. “O protocolo de intenções visa a formar duas turmas com uma média de 35 alunos cada uma, mas queremos que se torne permanente” destacou. “O curso é voltado para um grupo específico que terá baixa evasão.”
Atividades – O tecnólogo em gestão pública atua em instituições públicas federais, estaduais ou municipais. As atividades estão centradas em planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas. Com sólidos conhecimentos sobre a regulamentação específica da área, o profissional busca melhorar a capacidade de governo. O trato com pessoas, a visão ampla e sistêmica da gestão pública, a capacidade de comunicação, trabalho em equipe e liderança são características indispensáveis ao tecnólogo. A carga horária mínima é de 1.600 horas aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário