"espero também com a maior oferta e tecnologia melhore os preços e qualidade dos serviços."
19/06/2011 | 09h51 | Telefonia
Nos próximos dois anos, o mercado brasileiro terá de 40 a 50 operadoras
móveis virtuais (MVNO, sigla em inglês de mobile virtual network operator)
em atividade. É o que aposta um especialista no setor, Liudvikas Andriulis,
diretor de Marketing da companhia belga Effortel, responsável por MVNOs
de sucesso na Bélgica, na Polônia, na Itália e em Taiwan. Participante
do Amdocs InTouch Business Forum 2011, congresso realizado no mês
passado em Miami (EUA), Liudvikas falou sobre a chegada das empresas
ao Brasil.
tívelcom o tamanho do mercado brasileiro. "O Brasil tem muito potencial devi-
do à diversidade observada no país. Há muitos estrangeiros e muito dinheiro
circulando por lá", avaliou.
Esse dinamismo observado por Andriulis é justamente o que as operadoras
móveis virtuais procuram. Elas atuam em nichos específicos, aproveitando
segmentos pouco atraentes para as grandes empresas. O modelo de negócio
está baseado no aluguel da infraestrutura existente de outras companhias
do setor, como antenas,rádios, torres, cabos de fibras, frequência e equi-
pamentos necessários para a comunicação dos usuários.
ano passado, deu o sinal verde para a entrada no Brasil das MVNOs, já co-
nhecidas no exterior. Com isso, grandes marcas, como instituições bancárias
e empresas de varejo, poderão passar a vender seus próprios aparelhos e
planos diretamente para os clientes. Porém, mais do que acirrar a competição
pela melhor tarifa, essas marcas pretendem usar o celular como uma nova
ferramenta de fidelização de usuários.Liudvikas citou exemplos de como o
modelo está sendo usado no exterior pelo Carrefour. Com o chip vendido
nas lojas da rede, o custo de adicionar um cliente é praticamente zero. No
momento da compra, o consumidor ainda pode ganhar créditos de minutos de-
pendendo do valor da compra. "As pessoas acabam levando mais algumas
coisas para ganhar mais minutos", assegurou.NúmerosHoje, existem aproxi-
madamente 700 operadoras móveis virtuais em atividade no mundo, que cor-
respondem a 2% do número total de usuários de celular. Comandada pelo
bilionário britânico Richard Branson, o grupo Virgin anunciou que terá
uma MVNO no Brasil. O país é o foco número um das operações da com-
panhia na América Latina, que será montada em parceria com a Tribe Mobile
e consumirá investimentos de US$ 300 milhões nos próximos cinco anos.
De acordo com o presidente da Tribe Mobile, Phil Wallace, a atuação no
Brasil só deve se concretizar em 2012. Antes, a empresa precisa obter
as licenças na Anatel e fechar uma parceria que proporcionará a infraestru-
tura de serviços. Pelas regras do segmento, só podem atuar no país empre-
sas que firmem contratos com as companhias que já atuam no mercado,
como Vivo, TIM, Claro e Oi.
Do Estado de Minas/Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR/blog do sargento ricardo
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