Noticias

terça-feira, 24 de maio de 2011

O MILITARISMO CIDADÃO E A QUEBRA DE PARADIGMAS.

O Militarismo Cidadão está sendo construído no Rio de Janeiro, uma luta iniciada em 2007 pelos 40 da Evaristo e que começa a ganhar uma forma mais robusta na atual mobilização dos Bombeiros Militares.
Em apertada síntese, a expressão significa que o militar dos dias atuais deve cumprir os seus DEVERES, inclusive o de arriscar a própria vida em defesa da pátria e do povo, mas que não abre mão do exercício pleno dos seus DIREITOS de cidadão brasileiro.
Nada mais lógico, nada mais justo, afinal como DIMINUIR (restringir) DIREITOS dos únicos trabalhadores brasileiros que têm o DEVER de arriscar a própria vida no execrício da profissão?
Os militares são cidadãos brasileiros e não devem sofrer qualquer cerceamento dos direitos próprios da cidadania, isso é inquestionável.
A construção desse Militarismo Cidadão determina a necessidade da implementação de uma série de mudanças, tanto regulamentares, quanto comportamentais.
Toda a legislação castrense deve ser modificada tendo como parâmetro maior a Constituição Federal de 1988, a Constituição Cidadã, que por sua vez também deve estar em consonância com o Militarismo Cidadão, heróis não podem ter direitos a menos e só deveres a mais.
Temos também que quebrar alguns paradigmas ruins, hábitos seculares que só atrapalham, inclusive a prestação de serviços para a população. Temos que implodir o muro que separa Praças e Oficiais, como se fossem duas espécies diferentes. É tolice atávica pensar que uma maior interação entre Oficiais e Praças possa promover o desrespeito ou a promiscuidade, além disso, só as bandas boas ainda não fizeram tal interação, pois nas bandas podres das Instituições a interação é total e eles são exitosos nos seus objetivos nefastos.
É preciso unir os integrantes das bandas boas para promover as mudanças, pois só eles lutam por cidadania, por melhores salários e por adequadas condições de trabalho, as bandas podres não estão nem aí para esses detalhes.
Nessa direção, opino que precisamos realizar uma grande reunião envolvendo Praças e Oficiais da PMERJ e do CBMERJ, antes do dia 03 JUN 2011, para que possamos dar esse passo gigantesco para o fortalecimento do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, na direção da conquista dos nossos objetivos e no fortalecimento do Militarsmo Cidadão.
Penso que a reunião deva ocorrer no próximo final de semana (28/29 MAI 2011), em local aberto, pois não precisamos fazer nada escondido e que permita a acomodação de mais de mil militares estaduais.
Mãos à obra.
JUNTOS (verdadeiramente juntos) SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO / 
http://sargentoricardo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário