Políticos aplaudem o sargento herói do Rio, mas empurram com a barriga a questão salarial de PMs e bombeiros
Amigos, está todo mundo chamando de herói, com razão, o bravo 3º sargento da Polícia Militar do Rio de Janeiro Márcio Alexandre Alves, que enfrentou o atirador tresloucado responsável pelo massacre de crianças na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, e impediu que ele continuasse a matança.
Isso é muito bonito, não há dúvida. Também acho que o sargento foi um herói.
Chamam o sargento de herói editoriais da grande imprensa, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), ministros do governo, comentaristas de rádio e TV, senadores e deputados. Muito bem. Já quanto aos baixos, por vezes absurdamente baixos salários do sargento e seus colegas PMs do Brasil todo…
Bem, quanto a esse problema, passou-se mais uma semana, passou-se mais uma quarta-feira, e passando mais uma quarta-feira foi-se mais uma reunião do Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados – onde se resolve o que vai para a Ordem do Dia de votação na Casa – e ninguém decidiu quando e se será votada, já em segundo turno, a chamada PEC-300, a proposta de emenda constitucional que já até mudou de nome e que propõe um piso salarial para policiais militares e bombeiros de todo o país.
No primeiro turno, em julho de 2010, foi aprovada por 349 votos
Como já comentamos em post anterior, a PEC-300/446/2008, ou PEC 002/2010 já não mais fixa como piso para PMs e bombeiros o soldo-base dos colegas do Distrito Federal. Deixa para uma lei futura regulamentar a questão, mas o líder do governo e mais 8 líderes partidários na Câmara fizeram um acordo, não escrito, de que nessa futura lei será tomado como base o valor de 3.500 reais.
Ela foi aprovada em primeiro turno no dia 6 de julho do ano passado, pela unanimidade dos 349 deputados presentes ao plenário. (A Constituição requer que as emendas constitucionais sejam aprovadas por três quintos dos integrantes das duas casas do Congresso, Câmara e Senado, separadamente, em dois turnos de votação).
Agora, não há meio de ser votada em segundo turno, apesar da chuva de requerimentos nesse sentido existente sobre a mesa do presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS).
Deputados aprovaram a PEC e têm obrigação de dizer o que querem fazer com ela
A PEC pode ser boa, pode ser ruim, pode resolver ou não o problema salarial dos policiais militares e bombeiros – e há muitos outros que precisam ser enfrentados para aprimorar a segurança pública no país.
Não é isso que estou discutindo aqui.
Não estou tampouco negando que a PEC criaria um grande ônus financeiro em momento complicado para o governo federal, com a herança do lulalato, nem que os Estados venham a enfrentar dificuldades para cumprir o que a PEC determina.
O que acho é que os políticos, entre eles os muitos deputados, que agora aplaudem o sargento herói precisam deixar de se fingir de mortos e dizer o que querem fazer com a PEC. Afinal, eles já a aprovaram uma vez, sabendo de todas as suas consequências.
Maioria de profissionais decentes, e outros heróis
Repito, seja boa, seja má, resolva problemas ou crie obstáculos, eles já aprovaram a PEC, por avassaladora votação de primeiro turno, com apoio de deputados de todos os partidos.
Têm portanto a obrigação de dar uma resposta aos PMs e bombeiros de todo o país, entre os quais, embora certamente haja problemas – como a violência e a corrupção – há também uma grande maioria de profissionais decentes, e, sem dúvida, não poucos outros heróis.
Em geral anônimos, mas heróis.
Fonte: Coluna do Ricardo Setti - Veja
12 comentários:
- É muito complicado para os nossos $ politicos $ assumirem a responsábilidade em que eles mesmos se comprometeram...É uma vergonha o que a maioria destes $ fazem com esta classe tão sofrida e heróica...Estou indignado com tantas promessas que fazem.
- ESTE SARGENTO ALEXANDRE, MERECIA DUAS PROMOÇÕES DE UMA VEZ SÓ. UM GANDE ABRAÇOS A TODOS.
- Fico triste em saber que um militar do Rio de Janeiro ganha menos do que um de Sergipe. O Policial deveria ganhar o mesmo salario em todo pais, policia é policia, o serviço é o mesmo seja aqui em Minas ou em Brasilia; apenas difere no uniforme...Já é hora dos deputados e senadores fazerem alguma coisa, que fique marcada pela sua grandiosidade e que não seja corrupção...
- Este policial que colocou sua vida em risco recebe uma merreca,gosta muito do que faz,mas não tem reconhecimento nenhum.Hoje ele aparece sendo homenagiado ,é clamado como herói pelo sr governador que é treinadao para tirar proveito até das coisas ruins.
- SARGENTO POR FAVOR SEJA HERÓI DOS SEUS COMPANHEIROS TAMBEM, COBRE A NOSSA PEC, MOSTRE P/ SOCIEDADE Q QUEM PROTEGE ELA NÃO É BEM PAGO, NÃO TEM ARMAMENTO, É PERSEGUIDO PELOS SUPERIORES, NÃO TEM CODIÇÕES DE TRABALHO, É TRATADO COM COVARDIA PELOS SUPERIORES E GOVERNANTES, VOCE TEM A OBRIGAÇÃO DE MOSTRAR ISSO A SOCIEDADE E COBRAR DOS POLITICOS DO BRASIL A NOSSA PEC, POR FAVOR TENHA CORAGEM VOCE É O UNICO Q PODE (SE ALGUEM Q CONHECE O SARGENTO ALVES LER ESTA MENSSAGEM PASSE P/ ELE)
- up muito bom ele vai aparecer em varios programas espero que o estrelato não suba a cabeça,e faça como aquela vadia da ana mara que sujou o nome da corporação e nunca lembrou que era pm pra falar da nossa pec no bbb.sargento alves diga as nossas dificuldades a todos.
- Deu p/ ver como o SGT é tratado pelo CMT geral do Rio de Janeiro, q fala o q ele deve dizer na coletiva e ñ deixa ele se expressar dando tapinha de amigo da onça nas costas dele, ñ se deixe enganar SGT esses FDP querem te coagir a ñ falar nada, FALE essa é a oportunidade, e p/ voce CMT GERAL FDP o q nós queremos ñ é tapinha nas costas e um vagabundo de um governador e um prefeito falando bem, nós agimos e queremos ação positiva das sua parte (aprovação da PEC 300)
- Do SD LUIZ PMBA AO 3sgtPM Alves:Comcordo que chamem este nobre SGT.PM Alves de heroi.E concordo que deem espaço para que ele possa responder aos reporteres sozinho,ou com o seu parceiro,o cabo que estava de serviço com mesmo.Porque por nos policiais e a comunidade em geral,pensamos que as altoridades politicas estao pegando uma carona,ou ate mesmo seria uma forma de roubar as atençoes,e de ate mesmo inibir o praça,com aquele velho olhar,ja dizendo"Olha la o que vai dizer hein?,se nao...Todos ja sabem o final da hitoria. Acho que muitos dao enfasi a materias,ou ate a pronuncia do proprio gov. do rio Sergio Cabral,quando chamou aquele atirador que cometeu a chacina de marginal,e ate bandido. Penso que se deve abater uma vida em defesa de outras!Muitos nao olhao e nem reconhecem a prestesa de um policial,e o quanto vale um por perto.Pois aquele rapaz que teve que ser sacrificado,nao estava no seu estado normal,assim como aconteceu com aquele policial militar,que com problemas de depressao,tiroau a farda,e sua arma colocando-a ao chao.Estes governantes uma hora dessa querem aparecer uma nacionalmente com o heroi que evitou um massacre,para que nao ouvesse o aumento de mais vitimas naquele colegio.Estes governantes dizem se chocados,ou sensibilizados com a situaçao dos familiares das vitimas.Hora minha gente,policiais sao gente tambem,e aguardam por um aumento de um piso nacional,para esta classe batalhadora.Assim como chegou o momento de loucura desse cidadao,que so se sabe,que o mesmo ja apresentava problemas psicologicos anormais teria sido com qualquer outra pessoa.O mesmo era vitima das desigualdades,mas nao poderia trabalhar,devido ao seu hitorico de insaniedade mental.Quero me solidariezar com a familia daquelas pessoas na qual foram tiradas as vidas tao cedo.Que este policial que entrou naquela escola,foi como ele disse,"que se sentio com a missao do dever comprido".Mas que tambem teria feito mesmoassim,porque tambem tem uma filha, e sei que ele ficou sentido,por ter pensado nela!
- O Sargento Marcio Alexandre Alves é um verdadeiro Herói,desde o dia que ele entrou para trabalhar na Policia militar, ele já começou a sentir na pele o seu verdadeiro heroísmo, assim como todos os policiais brasileiros 1) O heroísmo da necessidade, em virtude do baixo salário que recebe. 2) O heroísmo de poder enfrentar a prepotência de alguns oficias carrasco. 3)-O Heroísmo de poder controlar as despesas do lar com mil e pouco reais mensal. 4)-O Heroísmo de poder contempla, o pedido da pec 300 ser empurrada com a barriga por aqueles que de lá do congresso nacional, estão com toda demagogia lhe chamando de Herói mas sem reconhecer que a policia brasileira em seu todo são todos Herói. Horas senhores deputados principalmente o senhor Marcos Maia que é Filho de um vigilante noturno, quantas vezes o senhor seu pai precisou de apoio de policiais do seu turno de serviço? várias tenho certeza e mais ainda foi muito bem apoiado, então presidente Marcos Maia para de egoísmo e falta de reconhecimento, e coloque a pec 300/446 na ordem do dia de imediato. Heróis faminto já mais.
- tODOS POLÍTICOS AGORA DIZ QUE O SGT É UM HEROI,AGORA O SALÁRIO DELE É DE MISÉRIA. AUMENTAR NO BOLSO DOS POLICIAIS É IMPORTANTE E ATÉ AGORA NINGUÉM DIZ NADA E AINDA FICA PEGANDO CARONA APARECENDO NA TELEVISÃO SE LAMENTANDO. O POVO FIQUE LIGADO E DE OLHO.
- ????!!!!????!!! nem DILMAAAAA nem LULA nem DEPUTADOS nem SENADORES nem DIREITOS HUMANOS nem esse MALA 100 ALÇA de CANDIDO VACAREZZA é esse que queria ver não as CRIANÇAS + OS PMs não MÃO DESSE (mostro) CRIMINOSO ... eles tão nem ai COM OS POLICIAIS PMs.. e MUITO MENOS A SOCIEDADE... ""eles dão 1 MINUTO DE SILENCIO"" 7 DIAS DE LUTO e a **desigualdade social a robalheira a falta de valorização aos HEROIS PMs** continua do mesmo jeito... ** PERDE OS (anjos inocents que partiram) E O PRAÇAS(HEROI) QUE COLOCOU SUA VIDA EM RISCO PRA SALVAR O RESTANTE ** + desses MALASSSSSSSSSS POLITICOS OS PMs NÃO PRECIZA ESPERAR NADAAAAAAAAAAAAAAA.
- Cade o lula que disse que policial deve ganhar bem esse ex presidente oportunista corrupito seja homen lula mande a Dilma nos apoiar seus canalhas antes que a policia destrua Brasilia inteira na bala e aconteça a maior matança da historia do brasil não duvidem!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário