Noticias

terça-feira, 15 de março de 2011

PMPE: GARANHUNS TIRO DE COMPROMETIMENTO SALVA REFÉM







Amparado pelo código penal, Após mais de duas horas de negociação, com um suspeito ameaçando com uma faca uma funcionária dum estabelecimento, um policial da Polícia Militar de Pernambuco atuou em legítima defesa da refém, e matou o criminoso que a ameaçava.
Uma tentativa de assalto a uma farmácia, em Garanhuns, no Agreste, na noite da última segunda-feira (14), terminou com a morte de um dos assaltantes. De acordo com a polícia, dois bandidos invadiram a loja, que fica a poucos metros do Fórum da cidade. Um deles fugiu. O outro, identificado como Leonardo Bezerra da Silva, de 20 anos, fez refém a atendente de farmácia, Edvânia Galdino da Silva, 37 anos, e a ameaçou, com uma faca, durante duas horas.

A polícia tentou negociar, mas Leonardo não cedeu. O promotor de Justiça Alexandre Bezerra ofereceu ao bandido carro e dinheiro para a fuga. O assaltante exigia a avenida vazia. As cenas dramáticas eram acompanhadas por centenas de moradores. O bandido ameaçava enfiar a faca no pescoço, no peito e até na boca da vítima.

"O comportamento dele era de um drogado. Nessas situações a negociação fica muito difícil, porque o raciocínio lógico dele não existe", diz o tenente Leandro Nunes, da PM.

Entre as preocupações do comando da Polícia Militar de Garanhuns estava a de não dispor de um atirador de elite na região para dar suporte à operação. Mais de 20 policiais, entre civis, militares e do Corpo de Bombeiros, além de três delegados, estavam atentos a toda a movimentação.

Depois de duas horas de tortura, o desfecho: a polícia aproveitou o momento em que o assaltante fez a vítima ajoelhar e atirou na cabeça dele. A multidão, que tentou se controlar o tempo todo para não atrapalhar as negociações, comemorou a ação da polícia. O corpo do agressor foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Caruaru, para que se verifique se ele agiu ou não sob efeito de drogas.

Edvânia Galdino da Silva foi levada ao Hospital Regional Dom Moura em estado de choque. Ela passou por uma avaliação, foi medicada e já está em casa. De acordo com a polícia, o assaltante morto já havia sido preso, em 2009, por porte ilegal de arma de fogo e estava respondendo pelo crime em liberdade. O outro assaltante, que fugiu antes da chegada da polícia, ainda não foi identificado.

A gerência da farmácia informou, nesta terça, que vai reforçar a segurança. "Estamos vendo a possibilidade de melhorar isso aí, colocando câmeras", diz o gerente Erlan Cardoso.

Fonte: pe360graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário