Caros amigos e amigas da PMPE e do CBMPE, para espanto geral da nação militar estadual pernambucana, fomos surpreendidos por um texto noticiado no JORNAL DO COMMERCIO, do dia 08 de novembro do corrente (segunda-feira), caderno de política, página 03, versando sobre os nossos salários, a qual foi digitalizada que diz textualmente:
SEM AUMENTO
“Apesar da expectativa na tropa por um aumento para os PMs, o governo do Estado está com as negociações salariais encerradas para este ano, até porque a legislação não permite mais reajustes.”
No ambiente corporativo, privado ou público, quando se trata de se impor uma vontade de baixo para cima (goela abaixo), faz-se uso maldosamente da “TEORIA DO BODE”. Você conhece? Não? Eu te explico: imaginemos um elevador com excesso de lotação, com todos reclamando e pedindo uma solução para o caso, algo como um elevador com dimensões maiores, e por ai vai... Só que o responsável pela segurança e bem-estar das pessoas que estão sofrendo, não está nem ai para o sofrimento delas. Depois de muito tempo, e não mais aguentando tantas reclamações, justas por sinal, o responsável pelo elevador delibera em PIORAR ainda mais a situação, colocando um BODE dentro do elevador e fecha as portas. Depois de duas horas as pessoas, não mais aguentando tamanho sofrimento, pedem pelo amor de Deus que o BODE seja retirado. O pedido é prontamente aceito pelo responsável pelo elevador e as pessoas ainda agradecem pelo suposto benefício. Moral da história: o problema da superlotação não foi resolvido e, surpreendentemente, as pessoas ainda agradecem pela suposta ajuda que receberam. É ou não é uma TREMENDA SACANAGEM?!
Agora voltando ao nosso mundo corporativo MILICIANO, e olhando um pouco pelo retrovisor, em março deste ano houve o fatídico e desafortunado episódio que culminou com uma INJUSTIÇA SALARIAL para com todos os militares estaduais de Pernambuco, quando os policiais civis, principalmente os delegados, tiveram um aumento salarial que chegou até 42%, enquanto nós só tivemos 10%. Nada contra os policiais civis, pois eles tem sua missão legalmente definida e até que mereceram tal aumento. E quanto a nós da PMPE e do CBMPE?! Será que não merecemos?!
Ficou evidenciado que naquele momento o governo do Estado não foi eficazmente bem assessorado pela cúpula da SDS à época, quando não levou ao seu conhecimento os verdadeiros gargalos, ensejando em tamanha INJUSTIÇA SALARIAL, tanto é que logo em seguida o governo estadual deliberou em proceder a algumas mudanças no alto escalão da SDS, bem como prometeu para logo após as eleições, e ainda este ano, equacionar e resolver o grave problema acarretado pela INJUSTIÇA SALARIAL cometida em desfavor dos militares estaduais da PMPE e do CBMPE.
Confiando nesta promessa, no dia 15 de setembro do corrente, bombeiros e policiais militares procederam a uma reunião no auditório da CEHAB (antiga COHAB), com a presença do presidente da ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO (ALEPE), deputado estadual GUILHERME UCHOA, que se mostrou sensível a nossa causa salarial e se comprometeu em nos ajudar da melhor maneira possível, sendo o interlocutor e articulador dos nossos pleitos junto aos poderes executivo e legislativo.
É por conta de tudo acima exposto que achei MUITO ESTRANHO tal notícia veiculada no JORNAL DO COMMERCIO, pois tudo já estava acertado, conforme os fatos acima narrados. Não acredito que tal ideia tenha partido do governo do estado. Até parece “NOTÍCIA PLANTADA”, com o objetivo claro que frear e arrefecer nossa luta por SALÁRIOS DIGNOS, JUSTOS e NECESSÁRIOS. Sou OTIMISTA e acredito que a nossa QUESTÃO SALARIAL será resolvida este ano pelo governo do Estado. Promessa é dívida.. Dívida é compromisso.
Por oportuno, algumas perguntinhas que não querem calar e carecem de respostas: quem foi o autor desta infeliz ideia? A quem interessa frear nossa luta por melhores salários? Será que estão querendo colocar em prática a “TEORIA DO BODE”, piorando ainda mais nossa situação, para que aceitemos qualquer tipo de oferta salarial? Não acredito que em tamanha CRUELDADE. Vamos parar com esse tipo de brincadeira. Brincadeira tem hora, principalmente quando se é de MAU GOSTO. Nós respeitamos e exigimos respeito. RESPEITO É VIA DE MÃO DUPLA.
Tenho certeza absoluta que os nossos superiores, responsáveis pela condução da nossa proposta salarial, estão atentos e NÃO deixarão que fatos desabonadores como este interfira negativamente nesse processo de JUSTIÇA SALARIAL.
Com o sentimento do dever cumprido e principalmente visando colaborar da melhor maneira possível para com o BEM-ESTAR dos homens e mulheres que compõem a PMPE e o CBMPE, esta é minha contribuição. Agora com a palavra, se assim desejarem, os responsáveis pela condução e equacionamento do nosso grave problema salarial.
De qualquer modo é sempre bom relembrar aquele poema do grande MAIAKOVSKY:
“DESPERTAR É PRECISO”
Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma Flor do nosso jardim e não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada.
Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.
Na segunda noite, já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada.
Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.
Um forte abraço e nunca custa dizer que DEUS ESTÁ NO COMANDO!
NILSON APARECIDO TORRES GUIMARÃES
TEN CEL PMPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário