Cláudia Eloi
ana.eloi@dpnet.com.br
Eleições // Site foi criado para que policiais militares e bombeiros escolham candidatos que os representem na disputa de outubro
A utilização da internet nas campanhas eleitorais não é privilégio apenas dos políticos profissionais. A ferramenta também chegou na caserna.
Pontenciais candidatos devem enviar vídeos, que são exibidos na página, com propostas voltadas para a corporação. Foto: Jaqueline Maia/DP/D.A Press - 22/01/08
Um site criado pelo tenente-coronel Walter Lima e seu filho, Walter Filho (graduado em Ciências da Computação), abriu espaço para os policiais militares e do Corpo de Bombeiros (da ativa e da reserva) participarem diretamente da eleição de outubro. Os interessados em se candidatar a deputado estadual ou federal devem elaborar um vídeo de até três minutos com suas propostas para a categoria. Para participar basta acessar o site www.pmbmvotam.com.br.
Após as inscrições, haverá uma espécie de prévias do movimento "PM e BM votam Pernambuco". Os vídeos podem ser postados até o mês de setembro, mas, para participar, os interessados terão primeiro que passar pelas convenções partidárias - o prazo final para homologação de candidaturas é 30 de junho. Representantes da PM e do Corpo de Bombeiros votarão nos seus respectivos candidatos. A ideia é criar um amplo movimento para eleger um deputado federal e dois estaduais que representem a corporação.
Logo após a votação, será deflagrada uma campanha para concentrar votos nos candidatos mais votados pelo site. Por enquanto as inscrições estão tímidas. Apenas o capitão Assis, da Polícia Militar, mandou seu vídeo e suas propostas para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. Já para a Assembleia Legislativa, três candidatos se inscreveram. Estão concorrendo o sargento Ricardo, o capitão Fentes e o tenente-coronel Jonas Barbosa.
De acordo com Walter Lima, o pessoal da corporação reivindicava há tempo a criação de uma ferramenta que pudesse facilitar a escolha dos candidatos. "Decidimos, então, criar o site e disponibilizar para todos. Optamos por ampliar o prazo de inscrições para que surjam mais candidatos. Baseado nas propostas, o pessoal vai votar no candidato que melhor represente a corporação", informou o coronel.
Atualmente a corporação é representada na Assembleia Legislativa pelos deputados Soldado Moisés (PSB), coronel Sebastião Rufino (PSB) e até abril deste ano pelo ex-deputado Alberto Feitosa (PR), representante do Corpo de Bombeiros. Eleito como suplente, ele deixou o parlamento após o retorno do ex-secretário estadual de Transportes, deputado Sebastião Oliveira (PR). Na Câmara Federal, não há nenhum deputado pernambucano oriundo da caserna. Em 2002, Feitosa chegou a disputar, mas não consegui se eleger. Recebeu 50 mil votos, ficando na segunda suplência.
Site para votação dos candidatos da Polícia Milital e do Corpo de Bombeiros
www.pmbmvotam.com.br
Efetivo da Polícia Militar de Pernambuco
Ativa - 19.018
Reserva - 6.807
Efetivo do Corpo de Bombeiros de Pernambuco
Ativa - 2.224
Reserva - cerca de 300
Atuais representantes da corporação na Assembleia Legislativa*
PM - Soldado Moisés (PR) - Recebeu 27.365 votos
PM - Coronel Sebastião Rufino (PSB) - Recebeu 35.857 votos
* Corpo de Bombeiros - Até abril deste ano, o ex-deputado Alberto Feitosa (PR) atuava como vice-líder do governo na Assembleia Legislativa. Eleito como suplente com 26.997 votos, ele deixou o parlamento após o retorno do ex-secretário de Transportes, deputado Sebastião Oliveira (PR).
Fontes: http://www.diariodepernambuco.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário