Noticias

sábado, 31 de janeiro de 2015

Mais um tumulto no complexo prisional Anibal Bruno

Presídio » Um detento é morto e outros quatro ficam feridos após tumulto no Complexo do Curado

Rebeca Silva - Diario de Pernambuco
Publicação: 31/01/2015 11:54 Atualização: 31/01/2015 13:21

Um detento foi morto e outros quatro ficaram feridos após um tumulto na manhã deste sábado (31), no Complexo do Curado, Zona Oeste do Recife. David Bezerra dos Santos foi levado para o Hospital Otávio de Freitas, no bairro de Tejipió, mas não resistiu aos ferimentos. Os presos se exaltaram após atrasos na entrada de familiares, que, do lado de fora, tentaram forçar o portão de acesso ao prédio. Em entrevista coletiva, o secretário-executivo de Ressocialização, Éden Vespaziano, afirmou que houve necessidade de disparos de arma de fogo porque os reeducandos do Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros correram para os portões, em tentativa de fuga.

Os agentes penitenciários contaram que utilizaram apenas gás lacrimogênio e balas de borracha para conter os presos. Vespaziano informou que ainda não sabe a causa da morte do detento. Informações extra-oficiais dão conta de que ele teria sido atingido na cabeça por um objeto cortante. Dois reeducandos que ficaram feridos na confusão foram levados em estado grave para o Otávio de Freitas. Os outros dois feridos foram atendidos na enfermaria do presídio.

O secretário disse ainda que as visitas deste domingo estão mantidas e que os portões abrirão a partir das 7h, uma hora e meia antes do que havia sido acordado com o sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp-PE). "Estamos num momento de crise e essa situação nos força a agilizar a entrada", destacou Vespaziano.

Na última quinta-feira (29), a categoria definiu que iniciaria a operação 100 Legal, que prevê mais rigor nas revistas e define o horário de entrada dos familiares para as 8h30 por causa da quantidade reduzida de agentes. A medida foi o que causou a revolta de familiares e detentos.

O governo do estado e sindicato se reuniram na semana passada para discutir a situação do sistema prisional. O governo estuda uma maneira de mudar o horário da portaria para as 7h, conforme pedem presos e familiares, em troca de um chamamento de novos agentes penitenciários concursados. A categoria estima que o déficit de profissionais ultrapassa 4 mil vagas.

Com informações do repórter Wagner Oliveira, do Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário