Noticias

sábado, 3 de janeiro de 2015

Homicídios crescem 9,5%, em Pernambuco em 2014. Paulo Câmara que redução já em janeiro. A principal medida a ser adotada pelo governo é a redistribuição do efetivo policial para as regiões onde o número de homicídios mais avançou. O Município onde mais aconteceu homicídios foi Jaboatão! O Secretário disse que a meta é reforçar o policiamento em Jaboatão até o final de janeiro; e só então outras cidades serão beneficiadas. A reunião deste sábado, porém, não definiu de onde será retirado o efetivo.

Homicídios cresce 9,5%, em Pernambuco em 2014. Paulo Câmara quer redução já em janeiro.
Foto: Wagner Ramos/SEI
Foto: Wagner Ramos/SEI
Após sete anos de redução, o número de homicídios cresceu 9,5% em Pernambuco no ano de 2014, anunciou no início da tarde deste sábado (3) o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, após a primeira reunião de monitoramento do Pacto Pela Vida em 2015, com a presença do novo governador Paulo Câmara (PSB) e de todos os 23 secretários estaduais. O governador prometeu uma redução nos índices já ao final deste mês de janeiro, visando o Carnaval, que ocorre nos dias 13 a 18 de fevereiro.
“A gente já quer iniciar um processo da retomada da diminuição de homicídios no mês de janeiro. E termos um Carnaval tranquilo”, garantiu o governador à imprensa ao final do encontro. Desde que o Pacto Pela Vida foi implantado pelo ex-governador Eduardo Campos, em 2007, esta foi a primeira vez em que o número de homicídios registrou aumento. Até novembro, a taxa já havia crescido 8,7%.
A principal medida a ser adotada pelo governo é a redistribuição do efetivo policial para as regiões onde o número de homicídios mais avançou. Segundo o Informe Mensal de Conjuntura Criminal de Pernambuco, divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) com dados de janeiro a novembro, o crescimento de crimes violentos letais intencionais (CVLI) foi mais expressivo na Região Metropolitana do Recife (mais 95 assassinatos), no Agreste Central (mais 81 homicídios) e na Mata Sul (mais 71 crimes).
Foto: Wagner Ramos/SEI
Foto: Wagner Ramos/SEI
JABOATÃO PRIORIDADE – Na Grande Recife, a prioridade vai ser na cidade de Jaboatão dos Guararapes. “Jaboatão tem um número elevado de homicídios. Então tem ações que precisam ser feitas lá. No ano passado foram 350 homicídios, então isso precisa ser muito bem trabalhado”, disse Paulo Câmara, que prometeu atuação integrada com o prefeito Elias Gomes (PSDB).
O secretário Alessandro Carvalho disse que a meta é reforçar o policiamento em Jaboatão até o final de janeiro; e só então outras cidades serão beneficiadas. A reunião deste sábado, porém, não definiu de onde será retirado o efetivo. “Temos que ver de onde é que a gente vai fazer essa retirada e consequente reforço”, contou o secretário.
“Vou fechar isso o mais rápido possível, assim que eu converse com o chefe da Polícia Civil, com o comandante da Polícia Militar e com os diretores responsáveis pelas áreas”, disse Alessandro Carvalho, que prometeu ter a definição nos próximos dias. “Se eu tenho uma área que tem aumento de criminalidade e tem uma priorização, é natural que se faça uma redistribuição”, defendeu.
META SEGUE 12% – O novo plano operativo do Pacto Pela Vida inclui ainda a contratação de novos policiais civis e militares (na Polícia Civil, um concurso deve ser lançado até o início de fevereiro); o aumento nas ações para apreensão de arma; a criação de uma secretaria-executiva específica para tratar do tráfico de drogas; e a busca de atuações em áreas de fronteiras integradas com os estados de Paraíba e Alagoas. Paulo Câmara vai procurar pessoalmente os governadores Ricardo Coutinho (PSB) e Renan Filho (PMDB).
No balanço de oito anos desde a implantação do Pacto Pela Vida, o número de homicídios no Estado caiu 33,7%. A meta do programa era reduzir em 12% a violência a cada ano, mas o percentual só foi atingido nos anos de 2009 e 2010. “A meta de 12% está mantida. Vamos ser incansáveis no cumprimento dela. Não tenham dúvida disso”, assegurou o novo governador neste sábado.
Fonte: Blog de Jamildo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário