Noticias

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Preocupado com protestos, Governo faz plano de segurança especial para Copa

Por Jovem Pan
Autoridades traçam estratégia de segurança no ano em que o Brasil estará em evidência por ser sede da Copa do Mundo de Futebol.

O Governo Federal já investiu R$ 850 milhões em atividades de segurança para os grandes eventos que se estendem até a Olimpíada.
O legado desses investimentos, que podem chegar a R$ 1,2 bilhão é a modernização da atividade policial.

Estima-se que o País receba cerca de 600 mil turistas estrangeiros entre os meses de junho e julho de 2014. Além disso, mais de um milhão de brasileiros estarão se deslocando internamente para assistir aos jogos nas doze cidades-sedes.

Para que tudo transcorra dentro da normalidade, o Ministério da Justiça criou a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. O objetivo desse órgão é a integração das polícias, departamentos de trânsito, defesa civil e bombeiros dos três níveis de Governo.

O delegado federal e secretário extraordinário Andrei Passos Rodrigues diz que uma das preocupações são os atos de violência em eventuais protestos.

O secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos já definiu os principais eixos de atuação dos diversos órgãos envolvidos.

Em entrevista ao repórter André Aguiar, o delegado Rodrigues destaca que há 15 eixos de atuação do órgão, entre os quais policiamento ostensivo, segurança de delegações, e temas como imigração e cooperação internacional, cuja importância destaca. “Nós estamos fazendo com os 32 países que vem ao Brasil e outras nações de interesse também operacional para segurança pública”, diz.

Já o diretor adjunto da Academia Nacional da Polícia Federal afirma o atual treinamento visa preparar a corporação para a nova realidade nacional.

Falando ao repórter Thiago Muniz, Rodrigo de Souza Carvalho assinala que houve destaque até para o combate ao terrorismo e desarme de bombas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário