Noticias

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Coluna da sexta-feira
      Passando o País a limpo
As grandes manifestações pelas ruas no Brasil, empunhando bandeiras que encurralaram especialmente a classe política, já forçaram o Congresso a trabalhar numa velocidade nunca vista.
Em tempo recorde, a PEC-37, que engessava o Ministério Público, foi reprovada. Um dia após, corrupção virou crime hediondo. Com isso, crimes de corrupção ativa e passiva passam a ter suas penas aumentadas.
A pena mínima vai de dois para quatro anos de prisão. O tempo máximo continua sendo de oito anos e o condenado fica sujeito a pagamento de multa.
Já o Senado, por sua vez, aprovou, ontem, a PEC do Trabalho Escravo. Esta proposta, que há 14 anos tramita no Congresso, permite a expropriação de terras onde houver exploração de trabalhadores.
Nesses casos, as terras seriam destinadas à reforma agrária ou a programas de habitação popular, sem qualquer indenização ao proprietário. O dever de casa do Congresso começa, portanto, a ser feito, mas há um longo caminho pela frente a ser trilhado.
O Legislativo brasileiro não se poder dar ao luxo, por exemplo, de contar em seus quadros com parlamentares condenados no escândalo do mensalão.
As manifestações, aliás, serão focadas agora em cima do Supremo Tribunal Federal, no sentido de que saia a sentença dos condenados, entre eles o ex-ministro José Dirceu, para que possa ver o sol nascer quadrado.
Para o País ser passado a limpo, como é o desejo traduzido pelas manifestações de rua, as instituições têm que funcionar na sua plenitude.
Que tal o Supremo Tribunal Federal dar esse belo exemplo ao País?
TRAVADA – Na reforma política que o Governo envia ao Congresso na próxima semana, alguns temas polêmicos estão incluídos, entre os quais o financiamento público de campanhas e o voto em lista ou algum formato de voto distrital. Nenhum desses temas tem consenso na base do Governo e por isso mesmo a reforma até hoje está estancada no Congresso. E não vai ser com plebiscito, ideia já enxotada por Dilma, que sairá do papel.
Na pressão - O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AL) ficou impressionado com a pauta destravada no Congresso depois das manifestações de rua: “Acho que morri e estou no céu. A Câmara rejeitou a PEC-37. O Senado estava cheio, no dia do jogo da seleção, para tornar corrupção crime hediondo”.
Ferro já apoia João - Intrigado com João Paulo desde as eleições para prefeito do Recife, quando ficou ao lado do ex-prefeito João da Costa, o deputado Fernando Ferro já admite levantar a bandeira da paz e apoiar a candidatura de João Paulo para governador. Tudo isso depois da pesquisa do Instituto Opinião, na qual o ex-prefeito aparece empatado com Armando Neto. “Estou com o PT”, diz ele.
Saiu na frente - O prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), se antecipou aos pleitos dos movimentos populares. Criou a Secretaria de Participação Social e rejeitou o aumento das passagens de ônibus. Além disso, regulamentou a lei de acesso à informação e o Portal da Transparência, assim como firmou o compromisso de destinar os royalties do petróleo para educação.
Vice de Fernando - Depois de despontar com 9% na pesquisa para governador, o ex-prefeito do Cabo, Lula Cabral (PSC), passou a ter seu nome cogitado para candidato a vice-governador na chapa do ministro da Integração, Fernando Bezerra. Analistas políticos acham que Fernando entrando na disputa, como vem do Sertão, precisaria de um vice com inserção política na Região Metropolitana.

CURTAS
DOCUMENTÁRIO– Por iniciativa do vereador Arlindo Siqueira, da bancada do PSL na Câmara de Olinda, será apresentado, hoje, às 11 horas, no plenário da Casa, o documentário sobre a vida do professor Barreto Guimarães, de autoria do servidor José Ataíde, da Prefeitura Municipal de Olinda. Barretão foi um grande camarada!
EM BREJO – O prefeito de Belo Jardim, João Mendonça (PSD), estranhou que seu nome tenha aparecido entre as lideranças que se engajaram na campanha do candidato do PSDC a prefeito de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo. “Sou amigo de Roberto Asfora e não poderia fazer campanha contra ele”, destaca.
Perguntar não ofende: A Arena de São Lourenço vai virar um elefante branco?
'Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos'. (Provérbios 14:1)
Escrito por Magno Martins,

Nenhum comentário:

Postar um comentário