Noticias

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

#Pernambuco : #Violência nos estádios não é fatalidade. É irresponsabilidade.

Mais uma confusão acaba em tragédia na porta de um estádio de futebol em Recife.
Lucas de Freitas Lira, torcedor do Nautico, foi baleado em frente ao estádio, em meio a uma confusão generalizada entre torcedores do Sport e Nautico. As informações ainda estão desencontradas sobre o episódio, mas o fato é que a história se repete.
O jogo do Sport acabou uma hora antes do início do jogo do Nautico, e um ônibus lotado de uniformizados da Torcida Jovem passou em frente ao estádio dos Aflitos.
O NE10 afirma que o torcedor morreu. O Diário e o G1 diz que está em estado grave. Espero que o NE10 esteja errado, mas independente do desfecho, o caso é gravíssimo.
Há pelo menos 10 anos a patifaria que toma conta da cidade em dias de jogos de futebol é absurda.
Já denunciamos isto várias vezes no Acerto de Contas (veja lista de links abaixo), o promotor Ricardo Coelho exigiu o fim das organizadas, mas do Governo do Estado até hoje não se viu uma ação concreta sequer, a não ser as tradicionais porradas vindo do Batalhão de Choque.
Durante vários jogos presenciei torcedores jogando pedras em outros torcedores pela Avenida Beberibe, e nada acontecia. Duvido que tenha prendido alguém por isso, e enviado ao presídio.
Temos vários culpados, como o presidente dos clubes, que na prática estimulam a bandidagem distribuindo ingressos para os jogos, mas a omissão do Governo do Estado precisa acabar.
Veja que não estamos falando de grandes bandidos poderosos, mas de maloqueiros juvenis travestidos de torcedores. Bastaria meia dúzia de policiais realizando serviços de inteligência que isso acabaria.
Por outro lado, além das pancadas do Batalhão de Choque, que na prática representa uma motivação adicional para os bandidos torcedores, é comum a prisão de 300 torcedores em dias de jogo e a liberação em seguida.
Por que não se prende em flagrante e envia os marginais ao Cotel?
Crime para enquadrá-los não faltarão. Ficarão poucos dias, mas darão trabalho a suas famílias para a contratação de advogados.
Da segunda vez já não sairão tão facilmente.
E assim vai se combatendo a impunidade.
Mas já passou da hora do Governador Eduardo Campos fazer de conta que não é com ele.
Polícia é responsabilidade do seu Governo, e a sociedade exige uma resposta.
Isso não é uma fatalidade. É irresponsabilidade.
___________________
PS: falamos dessa violência dos estádios várias vezes por aqui.

Fonte : Blog Acerto de Contas/http://blogdocaxorrao.blogspot.com.br/http://sargentoricardo.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário