Noticias

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

247 - O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), determinou nesta segunda-feira à assessoria da Câmara um levantamento de toda a legislação existente sobre segurança em casas de shows, boates e casas de espetáculos. Embora afirmando que a questão de segurança nas casas de espetáculos diz respeito à legislação municipal, Maia acredita que seja possível produzir uma legislação federal estabelecendo regras que deverão ser cumpridas por todos os municípios.
"A minha intenção é olhar toda a legislação existente e propor que exista também uma legislação única em nível de Brasil com as regras mínimas que devem ser seguidas por todos os estados e municípios na área de segurança", disse. Maia também anunciou hoje a criação, até esta terça-feira 29, de uma comissão externa de deputados para acompanhar de perto as investigações sobre o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS). A comissão será coordenada pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que é de Santa Maria.
Presos
Segundo o delegado Marcelo Arigony, que apura o caso, o conteúdo dos depoimentos tomados das quatro pessoas que estão com prisão temporária decretada não acrescentou "nada" ao que a polícia já sabia sobre as causas do incêndio. Segundo o delegado, ninguém assumiu ter usado o sinalizador que teria provocado o incêndio. "O que temos de concreto é que o sinalizador foi usado e que as portas não deram vazão à saída das pessoas", disse o delegado. "Temos depoimentos que comprovam que (a banda utilizou o sinalizador), mas a pessoa indicada não assumiu", completou.
Arigony descartou novos pedidos de prisão temporária. A investigação apura que tipo de sinalizador foi utilizado durante o show. Segundo o delegado, está sendo averiguado onde foi comprado o sinalizador, já que o material é vendido em lojas especializadas.  Arigony disse que Mauro Hoffmann, um dos proprietários da boate, que se apresentou na tarde desta segunda-feira à Polícia, foi "colaborativo" em prestar os esclarecimentos à Polícia. O empresário vai ficar preso por pelo menos cinco dias, período da prisão temporária, com possibilidade prorrogação por mais cinco dias.
Segundo o investigador, apenas a perícia poderá dizer se o equipamento utilizado no show era do chamado "fogo frio", supostamente incapaz de causar incêndios. O delegado destacou que a etapa da perícia deve ser exaustiva. "Se for preciso, vamos manter aquele local isolado por um mês", disse. Já o chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, evitou dar prazos para a conslusão do inquérito. "Não quero trabalhar com prazos, até porque dependemos da produção da prova pericial, que é fundamental, é a prova técnica, muitas vezes irrefutável", justificou.
Com Agência Brasil

Comentários

23 comentários em "Tragédia pode gerar lei nacional anti-incêndio"
  1. SERGIO GOVEA 29.01.2013 às 01:03
    Hoje, as declarações do comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Maria no programa do Datena foram totalmente contraditórias. Tais declarações reforçam ainda mais a tese de que não houve um projeto formal para a parte de prevenção contra incêndio da boate kiss. O silêncio do CREA também pode estar informando que não há um RT registrado no CREA-RS. Neste mesmo programa, o governador Genro já se apresentou com outro discurso. Bem diferente dos anteriores. Como eu não sei sobre a quantidade de extintores que realmente havia no local e também não possuo dados sobre outros quesitos de segurança, fiz o cálculo de projeto apenas para a real quantidade das saídas de emergência. Empreguei a norma brasileira NBR 9077 de 1993. Considerei uma área total de 600 metros quadrados e uma população bem conservadora de duas pessoas por metro quadrado. O cálculo aponta para a necessidade de três saídas de emergência. A localização dessas saídas seria preferencialmente : uma em cada lateral (dando acesso a duas áreas laterais de escape a céu aberto) e uma à esquerda da entrada principal (dando acesso à rua dos Andradas). Todas equipadas com barras anti-pânico. Projetei também um sistema de detecção de fumaça, empregando detectores ópticos do tipo “Apollo”. Cada porta de emergência seria assistida por um brigadista, que fiscalizaria qualquer atividade de evasão e/ou penetração indevida. Ao soar do alarme de incêndio, os brigadistas perceberiam a sirene e/ou receberiam uma chamado pelo walkie talkie, promovendo a liberação imediata da massa humana. Pelo cálculo, cada porta seria de dupla folha com 2,10m de altura e 1,20 m de largura em cada folha. Evidentemente , todas as portas se abririam para fora do establecimento. Pois bem... esse calculo também reforça a tese de que não há projeto prévio ao ocorrido e que o comandante do Corpo de Bombeiros deveria estar exonerado e preso por alguma coisa parecida com desídia. O cálculo é determinístico e prova que ele mente , quando tenta passar a idéia de que a boate um dia já esteve em condições de operar. Ele mente também quanto à lotação máxima da boate, porque não havia nenhum sistema capaz de aferir a quantidade de pessoas e porque a norma , ao classificar aquele ambiente como sendo F6, admite lotação acima de 900 pessoas. Para finalizar, repito que o advogado das famílias deveria ir atrás do projeto. Deveria provar documentalmente o mais rápido possível que esse projeto nunca existiu, ou se existiu não passou devidamente pelo crivo do Estado. Essa prova pode ser a diferença entre receber a indenização rapidamente ou ver o Estado recorrer e recorrer , protelando o processo em bases especulativas... quiçá fraudulentas !
  2. Rooster Cogburn 29.01.2013 às 00:46
    Petista Roxo - É roxo só no centro do rego de tanto tomar pra dentro. Pode encomendar a vaselina pra 2014.
  3. arthur 29.01.2013 às 00:01
    Embora eu seja um anti-petista explicito, não quero acusar os simpatizantes deste partido e nem o próprio partido pela tragédia de Santa Maria. O que imagino é que a famosa "caixinha" funciona para fiscais de prefeituras ,dos estados, do corpo de bombeiros e outras repartições envolvidas na liberação para eventos de clubes, boates e assemelhados. Falta mesmo é punição e que os corruptos tenham medo de serem punidos. No Irã, cortam a mão dos ladrões. É uma condenação perpétua pois todos saberão que aquele maneta roubou, ainda que viva em liberdade Parece uma boa idéia.......
  4. ABAIXO ASSINADO - PEDE UM FICHA LIMPA N PRESIDENCIA DO SENADO 28.01.2013 às 23:11
    Um abaixo-assinado na internet reúne assinaturas contra a recondução de Renan Calheiros à presidência do Senado. Criado na quinta-feira pela ONG Rio de Paz e com apoio do Movimento 31 de Julho – que organizou atos contra a corrupção e a votação que elegeu Lula o político mais corrupto do Brasil – o protesto teve, até a manhã desta sexta-feira, 3.000 adesões. O texto criado pela Rio de Paz afirma que “a articulação para a volta de Renan Calheiros à presidência do Senado é um tapa na cara da sociedade brasileira e mais um passo das lideranças políticas que hoje controlam o Congresso Nacional para a desmoralização do Parlamento. Graves denúncias pesam sobre a vida política de Renan e é inaceitável que ele retome um dos mais altos postos da República antes que tudo seja esclarecido. O Senado não pode continuar sendo dirigido por representantes de oligarquias políticas atrasadas e cruéis, que se apropriam em benefício próprio da riqueza do país e do fruto do trabalho do povo”.
  5. Boate Kiss 28.01.2013 às 23:01
    Tinham que prender o comandante dos bombeiros
  6. Carlos 28.01.2013 às 22:58
    Esse vagabundo defensor de ladrões,perdeu grande oportunidade de ficar calado.Esse blá blá,não vai trazer a vida desses jovens de volta.O que o País precisa é o cumprimento da legislação existente.Quem deu laudo técnico de funcionamento dessa casa de extermínio?Como hoje vivemos num mar de lama de corrupção,com poder nas mãos de gangsters,vivemos a merce da sorte.
  7. Farsa dos Trolls Petista no 247 28.01.2013 às 22:57
    Descoberta a Farsa dos Militantes Petistas (MAVs) no 247. Eles , os Militantes Petistas , são pagos pelo Partido para : 1 - Difamar qualquer Pessoa , Partido ou Instituição que se Oponha ao Projeto Facista de Poder dos Petistas ( eles (MAVs) agridem a Honra e a Moral das Pessoas , Partidos ou Instituições que denunciam ou criticam a Corrupção Petista ) . 2 - Atacar a Imprensa Livre ( Veja , Globo , Folha ... ( depois que Essa Imprensa Livre Denunciou toda a Corrupção Petista para o Brasil e para o Mundo . 3 - Agredir o STF ( depois que o Supremo Tribunal Federal : Julgou e Condenou os Líderes Corruptos e Criminosos Petistas a Prisão . Esses Militantes Petistas ( MAVs) usam Vários Nicks: Yacov , O Observador , o Povão , CID COSTA , Chico Doido , nina rita , Privataria Tucana , ALAGOANO COM ORGULHO , SILOÉ-RJ , Armando Bagos , Antonio José , CMantovani , Flor , Tursi , Catãozinho dos Pinheirais , Ary , Fausto , nelson , Rooster Cogburn , Flamel . Usam esses 20 Niks ( Nomes Falsos ) para se Passarem por Vários . São Apenas 4 ( Quatro IPs ) Identificados reproduzindo mensagens ( agressões , ofensas e xingamentos aos que se opõe ao Projeto Facista do PT ) que a Central Facista do Partido lhes Ordenam a Postar . Estão a Serviço de um Projeto Facista do PT .
  8. Boate kiss 28.01.2013 às 22:50
    Alvará pelo prefeito petista. Tá explicado
  9. Petrobrás agora é o Barrichello das empresas 28.01.2013 às 22:48
    Governo petista
  10. Claudio Ditticio 28.01.2013 às 22:48
    Incrível Como as autoridades deixaram funcionar uma casa com a tal de Kiss? O seu layout, com uma única e reduzida saída é aviltante!!!! Só por causa do dinheiro? O Sr Prefeito mora na cudade? 

     http://www.brasil247.com / http://sargentoricardo.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário