Noticias

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Urgente,  Urgente, Urgente,  Urgente, rodízio de carros em toda região metropolitana do Recife!!!

opinião

Caos urbano. A hora do rodízio chegou

Por Ricardo José Vieira Cunha, especial para o Blog de Jamildo

Estava pensando nestes dias sobre esse assunto, e conversando com um amigo, resolvi trazê-lo a baila. O tema é o horrendo trânsito da cidade do Recife!!

O primeiro ponto a ser declinado é o aspecto histórico de nossa cidade. Recife não é uma cidade projetada, e cresceu desordenadamente, tendo, inicialmente, como meio de transporte precípuo Bondes e Charretes, e como nossas ruas foram projetadas para eles, estas acabam sendo estreitas demais. Neste seguir, veio o invento dos automóveis que hoje povoam nossa cidade aos montes e são responsáveis pelas enxaquecas e crises nervosas de mais da metade dos nossos habitantes.

Outro ponto que merece atenção, é o fato de Recife ser a menor capital do Brasil em termos territoriais. Pense direitinho, de Olinda à Jaboatão e do Marco Zero à Camaragibe temos um raio aproximado de 20km. Isso é ridículo de tão pequeno para uma metrópole como Recife. Obviamente que aliado a isso, está o descaso e a incompetência de vários governantes que não projetaram nossa cidade para o futuro que bate nossa porta, e agora estamos nós, vivendo esse verdadeiro caos urbano. Me arrisco a dizer, que desde o governo de Pelópidas Silveira, não tivemos um só governante que pensasse Recife no futuro!

Pronto!! Os problemas todos nós sabemos e temos diversas opiniões sobre como resolvê-los, seja elas através de viadutos, vias alternativas, campanhas educativas (que bom seria, se fossemos educados), transporte público de qualidade, etc etc etc. Concordo com quase todos eles, mas como fazer isso se o caos bate nossas portas, quer dizer, para na frente dos nossos carros com 1ª e 2ª marcha todos os dias???

Na minha humilde opinião, o final do ano responde a solução imediata desta questão, ou seja, são milhares de carros fora das ruas!! Basta as aulas acabarem, o judiciário entrar de recesso e outras tantas instituições saírem de férias que mobilidade urbana na cidade do Recife fica em termos aceitáveis.

Ai eu pergunto a todos: a) Vocês preferem pegar um trânsito infernal todos os dias da semana?? b) ou abrir mão do carro um dia na semana e transitar os outros quatro com mais liberdade, diminuindo assim o estresse semanal??

Se respondeu a letra (b) é porque você comunga da mesma opinião que eu. A solução imediata para nossa cidade é o rodízio de carros nos moldes do da cidade de São Paulo. Diante disso, caso concorde, faça chegar ao seu vereador, prefeito ou governador, pois quando começar as obras da copa do mundo (só penso nos viadutos da Agamenon), vai ser um verdadeiro Deus nos acuda.
 
Postado por Jamildo Melo /

Nenhum comentário:

Postar um comentário