Noticias

terça-feira, 6 de novembro de 2012

PEC 24/12, a nova corridas dos policiais e profissionais de segurança em geral.


A PEC 24/12, do Senador João Capiberibe garante verbas para as compras de fardamentos, armamentos, munições, veículos e equipamentos de comunicação, liberando assim o dinheiro dos Estado Brasileiro apenas para pagar os Salários dos Policiais, mas só receberiam essas verbas os Estados que pagassem bons salários aos seus profissionais de seguranças publicas.
Já aconteceram três reuniões com os profissionais de seguranças publica do Brasil, sendo uma no mês de agosto de 2012, em Goiás, outra no último mês de setembro no Mato Grosso do Sul, e a última no dia  05 de novembro em Minas Gerais.
Em Minas foi sugerido acrescentar a PEC 24/12, verba para a compra da casa própria do profissional de segurança.
O Blog do Adeilton9599, está sugerindo acrescentar que os Estados que não pagasse aos seus profissionais de segurança aposentados (inativos), o mesmo valor do salário do profissional em atividade (ativo), independente de gratificação, também não teria direito a receber verba da referida PEC.
Participaram da reunião em Minas Gerais mais de 20 Estados do Brasil, representados por mais 20 entidades de classes filiados a Associação Nacional das Entidades representativas de Cabos e Soldados Policiais Militares e Bombeiros Militares do Brasil (ANERCS-PM/BM). Acredito que não tinha ninguém de Pernambuco, ou nenhuma Associação de Classes seja de oficiais ou de praças, o pessoal é muito desligado, ou seja, não sabe de nada! Alem do mais a ACS-PE que é a entidade que tem  mais associados, é filiada ANASPRA -Associação Nacional de Praças alem de fazer parte da sua diretoria, vamos ver se agora com a publicação do Blog se alguém daqui se interessa e vai a luta para aperfeiçoar a PEC e lutar pela sua aprovação.
OBSERVAÇÃO DO BLOG DO ADEILTON9599: se a PEC 24/12 já tivesse sido aprovada e promulgada pelo Congresso Nacional Brasileiro, virando assim uma Emenda a Constituição Brasileira, Pernambuco não teria direito a receber  recursos dela em virtude de pagar um dos piores salários do Brasil, sendo atualmente o 22º pior salário do Brasil em termos do custo de vida de cada estado, pesquisado pelo Abordagem Policial.



Abordagem Policial
O senador João Capiberibe (PSB/AP) esteve em Belo Horizonte (MG), nesta segunda-feira (05/11), onde participou do “3º Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Policiais e Bombeiros Militares – Frente Brasil PEC 24”. A proposta, de autoria do senador, cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Segurança Pública.

O evento foi organizado pelo Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CSCS/ PMCBM-MG), juntamente com a Associação Nacional das Entidades representativas de Cabos e Soldados Policiais Militares e Bombeiros Militares do Brasil (ANERCS-PM/BM), suas entidades filiadas, e com o apoio das entidades de classe dos profissionais da segurança pública de Minas Gerais e dos Comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Ocorrido no Auditório do Colégio Salesiano, o evento teve a participação de policiais e bombeiros militares representantes de mais de vinte Estados brasileiros, dentre eles, o vereador Cabo Júlio (PMDB/BH), o presidente do CSCS, Cabo Coelho, o comandante geral da PM, coronel Márcio Martins Sant’ana, o comandante geral dos Bombeiros Militares, coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo, o deputado estadual Sargento Rodrigues (PDT/MG), o deputado federal Paulo Abi Ackel (PSDB/MG), representando o relator da PEC 24 junto à Comissão de Constituição e Justiça do Senado, senador Aécio Neves (PSDB/MG), o deputado federal Cabo Juliano Rabelo (PSB/MT), o presidente da Associação Nacional das Entidades Representativas de Cabos e Soldados Policiais e Bombeiros Militares (ANERCS), Leonel Lucas, e o deputado estadual Major Olímpio (PDT/SP).

O deputado Sargento Rodrigues destacou a importância do Fórum, lembrando que a destinação de recursos por parte do Governo Federal é fundamental. “Não há como fazer segurança pública sem a participação do governo federal, que hoje tem se omitido completamente. Estamos atentos e cobrando dos governos”, ressaltou.

Este mesmo encontro já aconteceu no Mato Grosso do Sul, no mês de agosto de 2012, e em Goiás, no último mês de setembro. Agora, foi a vez da etapa mineira, onde os profissionais da segurança pública obtiveram mais informações e contribuíram com sugestões para o aprimoramento da PEC 24.

Recursos para a habitação
“Onde o policial mora? O policial mora onde ele combate o crime”, disse Cabo Júlio, durante o 3º Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Policiais e Bombeiros Militares.

Ele criticou a falta de políticas de habitação para o policial, ressaltando o fato de que muitos vivem em áreas de risco, exatamente onde combatem o crime. “Sugiro que sejam vinculados à PEC 024 recursos para a habitação para os profissionais da Segurança Pública em todo País” – disse.

A situação dos policiais militares do Estado de São Paulo também foi muito debatida. Cerca de 90 agentes já foram mortos desde janeiro e o mau exemplo serviu de crítica para a falta de uma política de segurança pública específica no País, segundo João Capiberibe.

“No Brasil, Educação e Saúde deram um passo adiante, vinculando verbas orçamentárias. Falta garantir as fontes de financiamento para a Segurança e a nossa proposta é que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Segurança Pública garanta o repasse constitucional para os 26 Estados e o Distrito Federal. Assim, pela primeira vez, a questão será tratada da maneira que necessita e como exige a sociedade brasileira” – destacou o senador Capiberibe.

O Fundo terá um Conselho Consultivo e de Acompanhamento, com participação de representantes da sociedade civil. A execução financeira dos recursos deverá ser realizada por meio de transferência aos Estados e ao Distrito Federal e a fiscalização caberá ao TCU (Tribunal de Contas da União) e aos órgãos de controle interno do Poder Executivo Federal.

Entre as propostas de destinação dos recursos do Fundo estão a aquisição de fardamentos, armamentos, munições, veículos e equipamentos de comunicação, que visem ao reforço da estrutura-base, contemplando os Estados que mais investirem em melhorias salariais para os trabalhadores.

Correia Neto

Veja a PEC 24/12 de autoria do Senador João Capiberibe PSB/AP





Nenhum comentário:

Postar um comentário