Noticias

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Senador do ES, Ricardo Ferraço quer fim do voto obrigatório no Brasil


O fim do voto obrigatório. Essa é a proposta do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) que pede o fim do voto obrigatório no Brasil, argumentando que o voto facultativo melhora a qualidade das eleições. Segundo o parlamentar, a alternativa reduz o clientelismo e a quantidade de votos nulos e "inconscientes".

Ferraço argumentou que o voto é um direito, não um dever, e o cidadão deve ter a liberdade de não o exercer. O voto facultativo é adotado por todos os países desenvolvidos e de tradição democrática na tradição ocidental. Nenhum deles obriga os cidadãos a ir às urnas contra sua vontade.

São os regimes autoritários que têm preferência pelo voto obrigatório - disse o senador. Ferraço lembrou que, em 1932, quando foi instituído o voto obrigatório, o perfil da sociedade brasileira era muito diferente e citou que nas eleições de 2012 a abstenção atingiu 14% no primeiro turno e 19% no segundo turno - números ainda mais expressivos se somados os votos brancos e nulos.

Para o senador, a falta de interesse do eleitor é um "posicionamento político legítimo", cabendo aos partidos cativar os cidadãos para a participação no processo eleitoral. “Os números mostram o desinteresse, para não dizer a desconfiança e a desilusão, de parte relevante dos eleitores brasileiros com a política institucional”, concluiu

Fonte: Agência Congresso

PORTAL PM BRASIL - PEC300.COM /

Nenhum comentário:

Postar um comentário