Noticias

terça-feira, 27 de novembro de 2012

mobilidade

Boa notícia! Finalmente João da Costa permite implantação de bicicletários no Recife

 
Foto: Marcelo Soares/JC Imagem

Na manhã desta quarta-feira (28) o prefeito João da Costa assina convênio com representantes do Porto Digital para a implantação de 10 estações de empréstimos de bicicletas. As estações serão distribuídas nos bairros de Santo Amaro e Santo Antônio, ambos no centro do Recife. O ato de assinatura acontece às 11h, na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, no 9º andar do edifício-sede da PCR (Avenida Cais do Apolo, nº 925 – Bairro do Recife).

O bicicletário é um dos módulos do projeto Mobilidade Urbana do Porto Digital, o Porto Leve, e tem como objetivo permitir que as pessoas possam se deslocar dentro desses bairros, a partir de uma solução tecnológica sustentável, com mecanismo de autoatendimento. Conhecido como “bike share”, esse sistema de compartilhamento de bicicletas já é utilizado nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo, com os projetos RioBike e Bike Sampa.

O projeto do Porto Digital estava inicialmente programado para ser inaugurado no dia 19 de outubro, há mais de um mês. Mas o projeto ficou emperrado na Prefeitura e só nesta quarta-feira (28) será assinado. A instalação e inauguração dos bicicletários não têm data marcada. A expectativa dos representantes do Porto Digital é de que já amanhã seja divulgada uma previsão de inauguração das estações.
Leia também: Como a política mata ciclistas

O projeto do sistema integrado de apoio à mobilidade no Bairro do Recife foi desenvolvido pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) e teve o apoio e acompanhamento da Prefeitura do Recife. Na capital pernambucana estão sendo investidos cerca de R$ 1 milhão e 600 mil para a implantação do bicicletário, um dos módulos do projeto PortoLeve, que conta com recursos garantidos pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Inicialmente, serão implantadas na cidade 10 estações de empréstimos de bicicletas, em locais estratégicos, com apenas 10 bicicletas cada uma. Cada bicicleta terá um mecanismo inteligente de autoatendimento, travadas por um sistema elétrico. A liberação se dá por meio do uso do celular, seja via internet ou através do atendimento telefônico.

Para utilizar o serviço, o ciclista deverá se cadastrar através de um portal da web, pagando R$ 10 mensais. O tempo máximo de utilização da bicicleta é de 30 minutos, devendo o usuário retirá-la numa estação e devolvê-la na estação mais próxima do seu destino.

Durante os últimos meses, a equipe do Núcleo de Gestão do Porto Digital, em parceria com representantes da Prefeitura, estudaram as melhores soluções para a implantação do sistema de compartilhamento de bicicletas. Com a implantação deste novo modelo, espera-se promover uma mudança na cultura de mobilidade do recifense.

A redução de congestionamentos na cidade e acidentes de trânsito, otimização do transporte individual, diminuição da poluição gerada pelos meios de transporte e a utilização de combustíveis não poluentes e renováveis são alguns dos objetivos da iniciativa. Espera-se alcançar a marca de 2 mil usuários em dois anos.

Há que se destacar, porém, que a cidade ainda está distante de oferecer uma estrutura segura para ciclistas. Tomara que após este primeiro passo, a população e os gestores de fato estimulem o uso do transporte alternativo no Recife.
Postado por Vinícius Sobreira /

Nenhum comentário:

Postar um comentário