Noticias

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Saneamento em Pernambuco, espero que o governo tenha coragem e vontade política de resolver!

R$ 3,5 bilhões em obras de saneamento

Conforme antecipou o Blog, Estado vai lançar PPP para universalizar rede de esgotos

POSTADO ÀS 14:34 EM 12 DE Janeiro DE 2011

O governador Eduardo Campos anunciou que vai lançar, ainda este ano, um grande programa de Parceria Público-Privada (PPP) que vai viabiliar a universalização do saneamento básico em Pernambuco.
“Será um grande programa para os próximos 12 anos”, disse, durante visita às obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário que estão sendo realizadas na cidade de Moreno, Região Metropolitana de Recife, nesta terça-feira (11).
Os contratos com a iniciativa privada serão firmados através de processo licitatório. A previsão é que o edital da PPP seja lançado em julho deste ano.
As empresas que vencerem o leilão público se comprometem a administrar as estações de saneamento já existentes e a investir, no prazo máximo de 12 anos, R$ 3,5 bilhões em obras de saneamento.
Isto vai elevar a cobertura do sistema para mais de 90%, considerado tecnicamente como universalização.
“A Região Metropolitana do Recife vai ser a primeira no Nordeste brasileiro a ter esse padrão”, informou Eduardo, ao lado do prefeito Edvard Bernardo, do vice-prefeito e de nove dos dez vereadores do município que o acompanharam durante toda a programação.
As obras de esgotamento visitadas hoje serão entregues em abril e beneficiar cerca de 10 mil morenenses. Com isso, estará dobrada a cobertura dos serviços no município que terá 40% de sua população atendida garantindo-lhe o status de município com a maior cobertura da RMR. Os distritos de Bonança e Massaranduba também serão beneficiados. Serão construídas Estações de Tratamento (ETE) e Estações Elevatórias, além da instalação de ramais, emissários e redes coletoras, entre outras.
Além do governador, participaram da visita o secretário estadual de Recursos Hídricos, João Bosco, e o presidente da Compesa, Roberto Tavares. Eles vistoriaram a implantação do sistema de abastecimento de água do Alto da Olaria. Moradores da comunidade beneficiada e das regiões vizinhas foram recepcioná-lo. A obra já beneficia diretamente 267 famílias.

http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/http://sargentoricardo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário